Terceira fase da Olimpíada Brasileira de Física acontece neste sábado

A Sociedade Brasileira de Física realizará neste sábado, 24, a terceira fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), cujas provas acontecerão a partir das 13h, em escolas das capitais dos estados. A olimpíada é direcionada a estudantes do ensino fundamental e do ensino médio e objetiva despertar e estimular o interesse pela Física, melhorar seu ensino, incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas e prepará-los para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF) como forma de comparar, no nível do ensino médio, nosso ensino com o de outros países.

A segunda fase da OBF aconteceu em outubro último e dentro de sua programação, foi realizada a I Olimpíada de Física do Curimataú Paraibano (I OCFP) nas cidades de Cuité, Picui, Nova Floresta, Barra de Santa Rosa, Pedra Lavrada e Sossego. Para a OCFP, que teve coordenação do professor Rafael Rodrigues, do Centro de Educação e Saúde, se inscreveram cerca de 200 estudantes do ensino fundamental e do ensino médio.

A segunda fase da OBF foi aplicada também na UFCG, no campus Campina Grande, pelo professor Aércio Ferreira; em Patos, pelo professor Paulo Tibucio; em Cajazeiras pelo professor José Pereira (CEFET-UNED-Cajazerias) e em João Pessoa pelo professor Mauro Kyotoku, da UFPB, atual coordenador da OBF na Paraiba.

OBF

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF) destinado a todos os estudantes do ensino médio (antigo 2º grau) e da última série do ensino fundamental. Este programa teve inicio em 1999, estando portanto na sua 9ª edição.

De um modo geral, o estudante participa da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) através de sua escola. Esta tem sua participação assegurada entrando em contato com o Coordenador Estadual (ou Regional) e nomeando um ou mais professores para representantes da OBF na escola.

Maiores informações sobre a Olimpíada podem ser obtidas através do sítio eletrônico: http://www.sbfisica.org.br <http://www.sbfisica.org.br>.

(Rosenato Barreto, Assessoria de Imprensa da SPE/UFCG)

Data: 23/11/2007