Tecnologia desenvolvida na UFCG beneficiará comunidade no Amapá

Sistema de dessalinização abastecerá de água potável moradores da Vila de Sucuriju

Uma equipe da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) embarcará neste sábado, 27, com destino a um dos lugares mais inóspitos do país. O primeiro trecho, até Belém do Pará, será percorrido de avião. Dali, os pesquisadores encaram mais três dias de viagem, navegando pelos rios da região.

Tanto esforço tem um objetivo nobre: implantar na longínqua Vila de Sucuriju, localizada no extremo leste do Amapá, um sistema de dessalinização que permitirá abastecer de água potável os cerca de 700 moradores do lugar.

Devido às alterações do nível das marés – fenômeno que se acentua a cada ano - a vila está cercada apenas por água do mar e os moradores dependem exclusivamente da coleta de água da chuva, armazenada em cisternas. O produto é economizado para durar todo o verão. Diariamente, cada família recebe em média apenas 30 litros.

A equipe será formada por quatro pesquisadores do Laboratório de Referência em Dessalinização (Labdes) da UFCG, que desenvolveu o equipamento. Com capacidade para filtrar dois mil litros de água por hora, o dessalinizador será alimentado por um sistema híbrido que inclui a geração de dois tipos de energia elétrica renováveis: a eólica (ventos) e a fotovoltaica (solar), além da energia a diesel.

‘Uma vez instalado, o dessalinizador será monitorado via satélite”, informa o coordenador do Labdes, professor Kepler França, que lidera a equipe. “Daqui do laboratório, vamos acompanhar os níveis de salinidade da água e garantir a otimização do funcionamento”, explica. O equipamento pesa mais de 1 tonelada e a previsão é que sua montagem leve 10 dias. "É um projeto ímpar em termos de ciência e tecnologia, o que consolida cada vez mais o caráter de excelência nacional do Labdes”, disse Kepler.

O trabalho está sendo realizado em conjunto com as universidades federais Pernambuco e do Pará, em parceria com o governo do Estado do Amapá, o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Labdes

O Labdes, vinculado à Unidade Acadêmica de Engenharia Química, é quem tem coordenado tecnicamente o Programa Nacional de Dessalinização da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente. Seus pesquisadores já implantaram sistemas de dessalinização via osmose inversa em vários lugares, a exemplo de Fernando de Noronha e da ilha de Cabo Verde, na costa africana.

(Marinilson Braga e Kennyo Alex – Ascom/UFCG)

Data: 23/11/2007