Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFCG comemora 30 Anos

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), realiza, de 5 a 7 de dezembro, uma programação especial alusiva aos seus 30 anos de existência.

Criado em 1977, sob a denominação de Mestrado em Sociologia Rural (MSR), passou a se chamar Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), no ano 2000, a partir de uma fusão entre o MSR (então UFPB/Campus II, hoje UFCG) e o Mestrado em Ciências Sociais (UFPB/Campus I), oportunidade em que incluiu em sua grade também o curso de doutorado em Ciências Sociais. Este formato se manteve até o ano de 2006, quando foi criado o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFCG.

Até hoje, somente no campus Campina Grande, o programa já contribuiu para a formação de 189 mestres e aproximadamente 10 novos doutores.

"Para comemorar esta data o PPGCS está organizando uma programação com o Dr. Afrânio Raul Garcia Júnior, atualmente Maître de Conférence da Ecole dês Etudes em Sciences Sociales", disse o professor Roberto Véras, coordenador do PPGCS.

Sobre o convidado, o professor Véras acrescenta que o Dr. Afrânio Júnior realizou pesquisa de campo no município de Areia, PB, sobre os moradores e senhores em contexto de plantation canavieira, na década de 1980, o que resultou no importante livro O Sul: caminho do roçado: estratégias de reprodução camponesa e transformação social, publicado em 1989. "Este livro tem sido uma obra de referência na formação de pesquisadores na área de Sociologia rural, tanto em nossa universidade quanto no Brasil", completou.

"O professor Afrânio também acompanhou os primeiros anos de formação do Programa de Mestrado em Sociologia Rural, em 1977, tendo participado como convidado no Encontro Realidade Nordestina, realizado em 1980", finalizou Véras.

Programação

A programação especial terá início às 9h do dia 5 de dezembro, com a conferência intitulada Reconversão de Elites Agrárias e a Revolução de 1930: os Vice-Reis do Norte (1920-1964), a ser proferida pelo professor Afrânio Júnior. Ainda neste mesmo dia, a partir das 17h, haverá uma conversa com os professores do PPGCS sobre experiências de pesquisa.

No dia 6, pela manhã, está programada uma visita aos assentamentos da Usina Santa Maria, municípios de Areia e Pilões.

Finalizando a programação, no dia 7, às 8h30min, acontece uma Aula Especial sobre o tema Bourdieu e as Ciências Sociais no Brasil, ministrada também pelo professor Afrânio Júnior.

A coordenação do PPGS ainda vai definir os locais onde serão realizadas a conferência e a Aula Especial.

Mais informações, na Secretaria do PPGCS. O fone é (83) 3310.1051.

(Franz Mikhailovitch, assessor de Imprensa do CH/UFCG)

Data: 22/11/2007