Plano Plurianual contempla UFCG com R$ 212 milhões

Seis emendas parlamentares direcionadas à UFCG foram adicionadas ao Programa Brasil Universitário do Plano Plurianual 2008-2011, apresentadas nesta segunda, 19, no Congresso Nacional. Totalizando R$ 212 milhões, distribuídos em custeio e capital, as emendas aprovadas contemplam ações da nova etapa do Plano de Expansão (Planexp) e de projetos de ampliação e modernização da infra-estrutura da universidade. Já para o próximo ano, estão reservados R$ 66 milhões.

O senador José Maranhão (PMDB), numa única emenda, destina ao Planex R$ 120 milhões - distribuídos em custeio e capital, nos três primeiros anos do plano – para instalação de campus da UFCG nas cidades de Sumé, Itabaiana e Itaporanga; e das escolas técnicas em São João do Rio do Peixe e em Santa Luzia.

Com duas emendas, no valor de R$ 15 milhões cada, o senador Efraim Morais (PFL) dedica uma para a implantação de um campus no Vale do Piancó e, outra, para criação de um centro de formação profissional na Mina-escola em Santa Luzia.

Para criação de cursos presenciais, ampliação e modernização da infra-estrutura dos campi, o deputado federal Wellington Roberto (PR) destinou uma emenda no valor de R$ 32 milhões, distribuída só em capital, nos quatro anos do plano.

Em duas emendas, totalizando R$ 30 milhões, o deputado federal Efraim Filho (DEM) destinou metade, R$ 15 milhões, também para a implantação de um campus no Vale do Piancó e metade para criação do centro de formação profissional em Santa Luzia.

“A UFCG aplaude e reconhece a iniciativa dos parlamentares, revelando o comprometimento deles com o nosso projeto de expansão e desenvolvimento. No produto final, repito, quem ganha é a Paraíba”, comentou o reitor Thompson Mariz.

Plano de Expansão

Elaborado pela Secretaria de Projetos Estratégicos (SPE), o Planexp prevê que a expansão do parque acadêmico da UFCG beneficiará diretamente 8 mil jovens das regiões da Borborema e do Sertão paraibano, promovendo formação profissional nos níveis médio e superior, além de favorecer indiretamente a população como um todo, induzindo o desenvolvimento econômico e social.

O secretário da SPE, Márcio Caniello, disse que a execução da nova etapa do Planexp acontecerá tão logo os primeiros recursos sejam liberados. “É necessário, evidentemente, que os projetos acadêmicos estejam aprovados nas câmaras superiores e no Colegiado Pleno do Conselho Universitário; como também, haja garantias de contratação de docentes e técnico-administrativos para o amplo funcionamento das unidades”, explicou.

Redes de tele-educação

No começo deste mês, foi encaminhado ao senador Maranhão um projeto para subsidiar a sua proposta de emendar parlamentar que inclui a criação das redes de tele-educação, telesaúde e telemedicina, com instalação de 1.200km de fibra ótica interligando todos os campi da instituição.

Com salas de vídeo-conferência, unidades móveis e uma central de serviços, as redes beneficiarão diretamente a comunidade universitária e a população paraibana, através de ações de Educação à Distância, inclusive em parceria com o Estado e municípios. “Todos os campi interagindo pedagogicamente”, disse Caniello, ressaltando que essas conquistas trazem a marca do reitor Thompson Mariz.“Um marco na Educação Superior na Paraíba”.

Capacitação de equipes do PSF

As quatro salas de Tele Saúde e Tele Medicina - nos campi com cursos da área de Saúde (Campina Grande, Cajazeiras, Patos e Cuité) – serão interligadas ao Hospital Universitário Alcides Carneiro. Segundo Caniello, além de promover a integração de toda a estrutura de ensino e de assistência médica da UFCG, elas oportunizarão parcerias com o Estado e os municípios, em cursos de capacitação. “Como o PSF, por exemplo, bem como exames e assistência médica à distância”.

Rádio e TV UFCG

Com a criação das redes de comunicação virtuais e a interligação dos campi por fibra-ótica, a consolidação de outras metas traçadas pela Secretária de Projetos Estratégicos da UFCG avançará; entre elas, as instalações da televisão e da rádio universitária. “É um passo considerável na estruturação desses objetivos. A criação da Rede Brasil e a integração à Rede Ifes, complexo de comunicação das universidades federais, provocará esse novo tempo”, analisou, Caniello.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 20/11/2007