topo_cabecalho
UFCG realizará Simpósio Paraibano de Veterinária em Patos

A cadeia produtiva do leite caprino no Estado da Paraíba e o papel da Vigilância Sanitária no controle sanitário dos alimentos serão alguns dos temas a serem discutidos no XIV Simpósio Paraibano de Medicina Veterinária e no IV Seminário de Caprinos e Ovinos, que serão realizados a partir de amanhã, terça, 20, no Centro de Saúde e Tecnologia Rurral (CSTR), da UFCG, campus Patos (foto).

 

As atividades fazem parte do projeto de educação continuada do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba com o apoio do CFMV em parceria com a UFCG e marcam o encerramento das ações desse ano.

 

As inscrições estão abertas no CSTR e no Hospital Veterinário e custam R$ 50 para estudantes e R$ 80 para profissionais.

 

A abertura do evento será às 19h com a palestra da Dra. Sônia Correia Assis da Nóbrega, da UFCG, sobre o tema Educação Ambiental e Medicina Veterinária. Na quarta-feira, têm início os minicursos que serão lecionados por professores convidados de outros estados.

 

Da UFRPE virão três especialistas: a Dra. Érika Cristina Oliveira, que discutirá os Métodos de Contracepção em cadelas e gatas e a Inseminação em cães; o Dr. Marcelo Weinstein Teixeira abordará as Cirurgias corretoras do trato urinário em cães e as Técnicas Avançadas em ortopedia canina. Já a Dra. Madalena Pessoa Guerra falará sobre as Técnicas Avançadas em reprodução de Caprinos e Ovinos.

 

De Minas Gerais estará presente o Dr. Geraldo Eleno Alves, da UFMG, que ministrará o minicurso sobre Exame Clínico cirúrgico da cavidade abdominal em eqüinos. O Simpósio Paraibano de Medicina Veterinária também reservará espaço para discutir o papel da Vigilância Sanitária no controle sanitário dos alimentos, tendo como palestrante o Dr. Jorge Molina, da AGEVISA-PB.

 

Na sexta-feira, 23 quando do encerramento haverá uma mesa redonda sobre o Programa Nacional de Sanidade Caprina que terá como debatedores o Dr. Gesseraldo José Gico de Souza do MAPA-PB; Dr. Edísio Oliveira Azevedo da UFCG e Dr. Ricardo Miranda Leite da SEDAP-PB.

 

Segundo o Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba, Pedro José de Souza Bias, o simpósio e o seminário serão “um espaço importante para atualização e capacitação dos profissionais do estado”.

 

(Leonardo Andrade de Barros - Assessoria de Imprensa do CSTR/UFCG)


Data: 19/11/2007