Desenvolvimento Territorial do Nordeste será discutido na UFCG

O Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRUS), da Universidade Federal de Campina Grande, realizará na próxima semana, de 20 a 23 de novembro, no campus Campina Grande, uma extensa programação por ocasião da culminância de suas atividades, iniciadas em janeiro de 2006.

O evento será aberto às 19h30min do dia 20, no auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, com a conferência "Balanço crítico da política de desenvolvimento territorial", a ser proferida pelo Secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Humberto de Oliveira.

Na ocasião, os alunos apresentarão e defenderão suas monografias, resultantes das pesquisas que realizaram em seus territórios. Pelo menos 28 trabalhos serão apresentados durante o evento nos seguintes locais: Sala 100 do Bloco AB e no Auditório da Biblioteca Central da UFCG.

Durante o processo de formação, os lugares denominados de territórios, foram percorridos pelos sujeitos individuais e coletivos participantes da experiência (atores territoriais, professores, alunos e tutores), onde mantiveram diálogos mútuos, complementando assim, as discussões levadas a efeito nas atividades presenciais realizadas na UFCG.

O CEDRUS teve participação de professores/orientadores oriundos de várias instituições federais de ensino superior e foi considerado uma experiência pioneira de formação em Desenvolvimento Rural Sustentável realizou-se no período 2006-2007, e teve como objetivo a capacitação de agentes territoriais para implantar e implementar, a política de desenvolvimento territorial na região, tendo como público-alvo 34 agentes territoriais, de 36 territórios rurais criados e reconhecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial, espalhados pelos nove estados da Região Nordeste.

O curso é fruto de uma parceria firmada entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário através da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e a Universidade Federal de Campina Grande.

(Rosenato Barreto e Josafá de Orós, da SPE/UFCG)

Data: 15/11/2007