Concurso premiará obras escritas para jovens e adultos

As inscrições para a segunda edição do concurso Literatura para Todos vão até o dia 21 de novembro. O concurso vai premiar nove obras inéditas criadas para jovens e adultos que estão aprendendo a ler e a escrever. Uma das ações do programa Brasil Alfabetizado, o concurso é promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad).

Duas obras brasileiras de cada categoria – prosa, poesia, biografia e textos da tradição oral – totalizando oito, mais uma de escritor africano de língua portuguesa, receberão prêmios no valor de R$ 10 mil cada. O nono premiado foi inserido a partir desta edição. O prêmio também prevê a publicação de livros com os textos vencedores, que serão distribuídos em escolas e bibliotecas públicas, visando à consolidação da escrita e da leitura dos alunos.

As obras inscritas serão avaliadas por uma comissão formada por membros com experiência nas áreas de literatura e de educação de jovens e adultos. A premiação deve ocorrer em março de 2008.

Na primeira edição , em 2006, o concurso recebeu 2.095 inscrições. Eloí Elisabete Bocheco, professora de português, foi premiada na categoria tradição oral. Ela tem o hábito de reunir poesias, quadrinhas, trava-línguas, parlendas e cantigas populares. Para o concurso, compilou parte do material na obra Batata cozida, mingau de cará.

Para ela, o contato com alunos da educação de jovens e adultos não poderia ser melhor: “A recepção foi muito positiva porque o livro tem tudo a ver com suas histórias”, afirma. “Eu apenas recriei um repertório que é deles, que chegou até eles por meio da tradição oral.”

Cristiane Dantas Costas, vencedora na categoria contos e novela com a obra Madalena, procurou exprimir, de maneira simples e franca, uma história comum: a vida de sua avó paterna, imigrante italiana. “O interessante é justamente o fato dela lembrar a vida dos próprios leitores ou a de pessoas que conheceram.”

Outras informações no edital do concurso; pelo telefone 0800 61616; ou no endereço eletrônico literaturaparatodos@mec.gov.br.

Data: 12/11/2007