Últimos dias para intercâmbio com Universidade do Texas

Serão encerradas na próxima quinta-feira, 15, as inscrições para o programa realizado em parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e a Universidade do Texas, nos Estados Unidos (EUA). Aberto a instituições de ensino superior de todo o Brasil, o Programa Capes-UT estimula o intercâmbio científico com as unidades da Universidade do Texas em Austin, El Paso e Houston.

O programa incentiva o intercâmbio de estudantes de doutorado, docentes e pesquisadores, com ênfase na formação de recursos humanos. O foco é nas áreas de ciências sociais, ambientais, da saúde, e da terra, tecnologia, engenharia e informática. As instituições devem apresentar projetos conjuntos de pesquisa que estimulem a discussão e a troca de experiências, bem como a integração do ensino pós-graduado e da pesquisa nos centros envolvidos. As propostas devem estar vinculadas a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes.

O programa financia missões de trabalho (professores e pesquisadores) e missões de estudo (estágio doutoral e pós-doutorado) entre os dois países, com o pagamento de diárias ou bolsas de estudos, e passagens aéreas internacionais. As equipes brasileiras que tiverem projetos aprovados receberão recursos de custeio anuais no valor de R$ 10 mil. Saiba mais sobre o Programa Capes-UT.

(Fátima Schenini - Assessoria de Imprensa da Capes)

Data: 12/11/2007