topo_cabecalho
Professor da UFPE fará conferência sobre Democracia e Instituições Coercitivas no Brasil nesta quinta-feira

Às 19h desta quinta-feira, 01 de dezembro, o professor Dr. Jorge Zaverucha, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, vai fazer conferência sobre o tema Democracia e Instituições Coercitivas no Brasil - FHC, Forças Armadas e Polícia, no auditório do Centro de Tecnologia Educacional Severino Loureiro, no Parque do Açude Novo, em Campina Grande, PB. O professor Jorge Zaverucha é Coordenador do Núcleo de Instituições Coercitivas da UFPE, tem mestrado em Ciência Política pela Universidade Hebraica de Jerusalém, e doutorado nessa área pela Universidade de Chicago. Tem publicado, dentre outros, os livros Frágil Democracia: Collor, Itamar e FHC e os militares - 1990/1998 (2000); Rumor de Sabres (1994), e Polícia Civil de Pernambuco: o desafio da reforma (2003). Na ocasião, o palestrante estará autografando seu mais novo livro, FHC, Forças Armadas e Polícia, entre o autoritarismo e a democracia 1999 > 2002, lançado pela Editora Record.

O professor vem à Campina Grande atendendo convite do Instituto de Estudos Estratégicos, da UEPB, e do Fórum Permanente de Estudos Políticos da UFCG.

O objetivo central desta conferência é discutir, a partir das teorias democráticas, a maneira (tanto no conteúdo, como na forma) como as instituições contribuem (ou não) para o processo de consolidação da democracia no Brasil.

Explicando o tema da conferência, os professores Gilbergue Santos, da UEPB, e Fábio Ribeiro Machado, da UFCG (foto), dizem que "é necessário atentar para a tênue linha que demarca o sistema político brasileiro entre o autoritarismo e a democracia e de como as Instituições se preparam para atuar após o processo de liberalização político acontecido com o fim da ditadura militar em 1985. Destacam-se, aqui, as Instituições coercitivas (Forças Armadas e Polícias) e o papel constitucional que elas têm no tocante a forma como atuam dentro da estrutura de segurança pública e mais especificamente como elas tem se comportado entre os anos de 1999 e 2002, enquanto Fernando Henrique Cardoso era Presidente da República".

Para o professor Fábio Machado, a presença do pesquisador Jorge Zaverucha em Campina Grande se traduz como importante "por ele ser um dos maiores especialistas na questão da Democracia no Brasil e na América Latina, especialmente no que diz respeito às instituições políticas". Dentro desse tema, o professor desenvolveu um trabalho de pesquisa sobre instituições coercitivas, a exemplo das Forças Armadas e polícias, através de estudos comparados entre os países Brasil, Chile, Argentina e Espanha, chegando à conclusão de que a transição mais bem sucedida do autoritarismo para o regime democrático é a da Espanha.

Legenda: Os professores Gilbergue Santos, da UEPB (esq.) e Fábio Ribeiro Machado, da UFCG, são os responsáveis pela vinda do pesquisador a Campina Grande.


Data: 29/11/2005