Equipe da UFCG visita pólo industrial de Manaus

Objetivo é ampliar o número de vagas para estágios em empresas da região

Com o objetivo de estabelecer parcerias e ampliar o número de vagas para estágios supervisionados para alunos da instituição, uma equipe do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) esteve, durante cinco dias, visitando empresas do pólo industrial de Manaus, AM.

Intermediadas pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), as visitas técnicas foram realizadas entre os dias 15 e 20 de outubro, em 14 empresas. Como resultado imediato, a UFCG receberá, na próxima segunda-feira, 12, representantes da Honda, que, segundo o vice-diretor do CCT, Ricardo Cabral, virão buscar talentos da universidade para integrarem o seu quadro funcional, “alunos do CCT e também do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI)”, informou.

Após reunião com aos professores que participaram das visitas, Ricardo Cabral disse perceber o ótimo conceito que a UFCG tem naquele pólo industrial, “fato comprovado pelo grande número de ex-estagiários da universidade efetivados como engenheiros em diversas empresas. Só para que se tenha uma idéia, em todas as empresas visitadas, pelo menos dois engenheiros haviam sido graduados na UFCG, principalmente das engenharias mecânica e elétrica”.

A equipe da UFCG também esteve reunida com dirigentes do IEL amazonense, abordando diversos assuntos, entre eles, as dificuldades relacionadas à colocação de estagiários naquele pólo industrial, principalmente pela falta fluência na língua inglesa. “É unânime: é fundamental o domínio do inglês para uma ascensão funcional – além dos custos e da logística”, ressaltou Cabral, afirmando que algumas propostas ficaram de ser analisadas para viabilizar um melhor aproveitamento.

Ricardo fez questão de registrar que a realização da viagem só foi possível graças ao esforço conjunto da Diretoria do CCT, das coordenações das unidades acadêmicas de Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Desenho Industrial e, em especial, da Pró-Reitoria de Ensino e da Reitoria. “Da mesma forma, foi imprescindível a participação do IEL da Paraíba e do IEL do Amazonas”, acrescentou.

Equipe

Integraram a equipe da UFCG os professores Erinaldo Clemente, assessor do Programa Institucional de Interação Universidade Empresa do CCT; Reginaldo Severo, coordenador de Graduação da Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais; Jônatas de Araújo, coordenador de Estágios da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica; e José Raimundo, representante da Unidade Acadêmica de Engenharia Química.

As empresas visitadas foram a Samsung, Honda, Yamaha, Phillips, CCE, Bic, Brastemp, Grupo Simões, Caloi, Denso, Evadin, Rigesa, Masa e a Sony Plásticos.

(Marinilson Braga e Kennyo Alex – Ascom/UFCG)

Data: 06/11/2007