Nova etapa do Plano de Expansão da UFCG pode ser inserida no PPA

Plano Plurianual 2008-2011 poderá contemplar universidade com R$ 60 milhões

Investimentos na ordem de R$ 60 milhões para expansão do parque acadêmico, criação das redes de tele-educação, telesaúde e telemedicina, com instalação de 1.200km de fibra ótica interligando todos os campi da instituição é o que promove a segunda etapa do Plano de Expansão Institucional da UFCG (Planexp) encaminhado na tarde desta quinta-feira, 1º, para subsidiar a proposta de Emenda Parlamentar do senador José Maranhão (PMDB-PB) para ser incluída no Plano Plurianual 2008-2011.

Elaborado pela Secretaria de Projetos Estratégicos (SPE), o Planexp prevê que a expansão do parque acadêmico da UFCG beneficiará diretamente 8 mil jovens das regiões da Borborema e do Sertão paraibano, promovendo formação profissional nos níveis médio e superior, além de favorecer indiretamente a população como um todo, induzindo o desenvolvimento econômico e social.

O secretário da SPE, Márcio Caniello, disse acreditar que a execução da nova etapa do Planexp acontecerá ainda na administração do reitor Thompson Mariz. “Coroando, ainda mais, o seu reitorado como um marco na Educação Superior na Paraíba”.

A expansão do parque acadêmico da UFCG se dará com a criação de três novos campi - Sumé, Itabaiana e Itaporanga – com seis cursos de graduação, gerando um total de duas mil vagas cada campus; e a criação de duas escolas técnicas – Agrícola, em São João do Rio do Peixe, e de Mineração, em Santa Luzia – ambas originando mil vagas.

Márcio Caniello ressaltou que a criação das redes de tele-educação, telesaúde e telemedicina – com salas de vídeo-conferência, unidades móveis e uma central de serviços - beneficiará diretamente a comunidade universitária e a população paraibana, através de ações de Educação à Distância, inclusive em parceria com o Estado e municípios. “Todos os campi estarão interligados numa rede de educação, também interagindo pedagogicamente”, disse.

Rede proporcionará capacitação de equipes do PSF

As quatro salas de Tele Saúde e Tele Medicina - nos campi com cursos da área de Saúde (Campina Grande, Cajazeiras, Patos e Cuité) – serão interligadas ao Hospital Universitário Alcides Carneiro. Segundo Caniello, além de promover a integração de toda a estrutura de ensino e de assistência médica da UFCG, elas oportunizarão parcerias com o Estado e os municípios, em cursos de capacitação. “Como o PSF, por exemplo, bem como exames e assistência médica à distância”.

Rádio e TV UFCG

Com a criação das redes de comunicação virtuais e a interligação dos campi por fibra-ótica, a consolidação de outras metas traçadas pela Secretária de Projetos Estratégicos da UFCG avançará; entre elas, as instalações da televisão e da rádio universitária. “É um passo considerável na estruturação desses objetivos. A criação da Rede Brasil e a integração à Rede Ifes, complexo de comunicação das universidades federais, provocará esse novo tempo”, analisou, Caniello.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 01/11/2007