topo_cabecalho
Representantes do Sistema Brasileiro de TV Digital visitam o Instituto de Estudos Avançados em Comunicações na UFCG

Três representantes do Sistema Brasileiro de TV Digital - SBTVD, estiveram visitando o Instituto de Estudos Avançados em Comunicações - IECOM, no Bloco CJ, na manhã da última terça-feira, 22, no campus da UFCG em Campina Grande, PB. Eles foram recebidos pelo presidente do IECOM, professor Marcelo Sampaio de Alencar (foto), e conheceram os projetos que o Instituto desenvolve, com a finalidade de produzir um vídeo para o Governo sobre Televisão Digital. O Instituto está construindo sua sede na UFCG, com três laboratórios, um auditório, salas de professores e de leitura.

Os membros da equipe do IECOM mostraram as atividades realizadas para os três projetos nos quais o Instituto está envolvido no Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD): Transcodificador de Vídeo, Canal de Interatividade e Middleware de Referência.

Durante a visita ao IECOM, os jornalistas Valdecir Becker, Alexandre Mendonça e Henrique Guião, contratados pelo Grupo Gestor do SBTVD, o Professor Elmar Melcher, Diretor Administrativo do IECOM, fez uma demonstração do codificador MPEG 4 desenvolvido por sua equipe.

O IECOM tem por finalidades principais: a promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, principalmente no tocante à ciência e tecnologia nacionais e, em particular, em relação às telecomunicações no País; o incentivo ao voluntariado e à inserção dos estudantes no mercado de trabalho, com oferta de estágios e fomento ao primeiro emprego para os alunos; realização de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologia, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às suas atividades.

Outras finalidades são: criação e manutenção do Museu do Futuro, para abrigar informações e objetos históricos, difundir a ciência e a tecnologia, principalmente as telecomunicações, na sociedade e expor as pesquisas, inventos e desenvolvimentos na área; a promoção de cursos, seminários, treinamento, credenciamento de especialistas, cursos ou instituições, oferecimento de bolsas de estudo, fomento ao desenvolvimento de teses e dissertações, oferecimento de consultoria e realização de trabalhos técnicos, publicação de relatórios, artigos e livros em sua área de atuação; a instituição de prêmios e comendas para agraciar os pesquisadores, estudiosos, dirigentes e empresas que demonstrem elevado nível de excelência na área de telecomunicações e a difusão de conhecimento no campo das telecomunicações, por meio de eventos, reuniões, publicações, cursos, premiações e outras atividades técnico-científicas; o intercâmbio e cooperação com outras sociedades científicas de interesses afins.

O IECOM, constituído em 1 de julho de 2003, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, e duração por tempo indeterminado, com sede em Campina Grande, Paraíba.

Projetos aprovados

O presidente do IECOM informou que a Financiadora de Estudos e Projetos - Finep aprovou, recentemente, três projetos totalizando investimentos na ordem de um milhão de reais. São eles: Canal de Interatividade (para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital), Transcodificadores de Vídeo e Middleware de Referência, todos coordenados pelo professor e pesquisador Marcelo Sampaio.

Neles trabalharão os seguintes pesquisadores: José Ewerton Pombo de Farias, Fabrício Braga Soares de Carvalho (Chefe), Adolfo Fernandes Herbster, Erik Farias da Silva, Guilherme Arthur Brunet Monteiro, Jerônimo Silva Rocha, Paulo Ribeiro Lins Júnior, Daniel da Costa Uchoa, Danilo Freire de Souza Santos, Maí Correia Rabelo de Vasconcelos, Valdemar Cardoso da Rocha Jr., Garik Markarian, Francisco Madeiro, Waslon T. A. Lopes, Iguatemi E. Fonseca, Pierre Araujo Cabral, Diego Pedrosa Costa, Petrônio Araújo de Medeiros, Thiago Bandeira Onofre, Ígor Barbosa da Costa e Clarissa Fernanda Correia Lima Loureiro.

O IECOM também está fechando convênios com a UFCG, a Siemens, a Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, e a Sociedade Brasileira de Telecomunicacões (SBrT), objetivando a realização de várias pesquisas na sua área de ação.

A diretoria do IECOM está constituída pelos seguintes membros: Marcelo Sampaio de Alencar, Presidente (UFCG, Campina Grande, Brasil), enquanto a vice-presidência é do professor Valdemar Cardoso da Rocha Jr., UFPE, Recife. O Diretor Administrativo é o Elmar Uwe Kurt Melcher, da UFCG, e o Diretor de Patrimônio é o José Ewerton Pombo de Farias, também da UFCG. A Direção de Engenharia está ocupada por Francisco Madeiro Bernardino Jr., da Unicap, Recife, e a Diretora Financeira está sob a responsabilidade de Joseana Macêdo Fechine, da UFCG. Na Coordenação Executiva, está Waslon Terllizzie A. Lopes, da UFCG. O Conselho Fiscal, presidido pelo professor Marcelo Sampaio, tem os seguintes membros: Antônio Marcus Nogueira Lima, Benedito Guimarães Aguiar Neto e João Batista Queiroz de Carvalho, todos da UFCG, e ainda Juraci Ferreira Galdino, do Instituto Militar de Engenharia - IME, do Rio de Janeiro, Marcos Antônio Gonçalves Brasileiro, Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba - Fapep, de João Pessoa - PB, Brasil, que já integrou o quadro docente do Departamento de Engenharia Elétrica do CCT/UFCG, e Elvino S. Sousa, da University of Toronto, no Canadá.

Contatos com o presidente do IECOM pelo fone (83) 3310.1410, ou pela página http://www.dee.ufcg.edu.br/~iecom/.


Data: 28/11/2005