Novatos são recebidos com programação especial na UFCG

Palestras discorreram sobre os desafios da vida acadêmica e orientações quanto ao funcionamento da instituição

Com reflexões sobre as ciências sociais, as engenharias e a Medicina; o palpável e o intangível do servir da Literatura e a consciência de que as verdades do ensino médio são relativas, o reitor da UFCG em exercício, Edilson Amorim, deu as boas vindas da Universidade Federal de Campina Grande aos alunos novatos, do período 2007.2, dos cursos de graduação dos centros de Ciências e Tecnologia (CCT), Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) e Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), do campus Campina Grande. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 31, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega.

O pró-reitor de Ensino, Vicemário Simões, falou do valor da conquista de um lugar numa universidade pública e de qualidade; do calendário escolar em ritmo de regularização com o civil; e orientou os estudantes a buscarem no coordenador do seu curso as respostas para as suas dúvidas e indicações para que possam trilhar os caminhos da vida acadêmica de forma mais qualitativa e produtiva.

Em seguida, à solenidade de abertura do evento, três palestras discorreram sobre temas comuns às buscas e ansiedades da maioria dos jovens que ingressam numa universidade, da rotina acadêmica e no campus aos reflexos da formação no sucesso profissional.

O vice-diretor do CEEI, Camilo de Lelis, com a Graduação na UFCG- o dia a dia do estudante comentou e traçou paralelos entre às rotinas e o universo do graduando, diferenças e diferentes metodologias para encarar as nuanças de um novo estágio na vida estudantil.

Alertando que é necessário ter uma mudança de atitude, antes de tudo, o coordenador de Pesquisa e Extensão da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção, Lívio José, abordou a Mudança de Hábito. “Os alunos carregam para a universidade o mesmo comportamento do ensino médio, há um choque quando se deparam com a realidade acadêmica”, disse.

Finalizando, Antônio Marcus Nogueira, coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica, em sua palestra A formação Acadêmica e o Sucesso Profissional, destacou a valorização das profissões na área das engenharias, que, segundo ele, é um dos vetores que contribuem para o desenvolvimento tecnológico do país.

(Marinilson Braga e Ianna Marinho, estagiária – Ascom/UFCG)

Data: 31/10/2007