UFCG inaugura nesta quinta o Instituto de Estudos em Computação e Informação Quântica

Encerrando com chave de ouro a realização, em Campina Grande, do 2º Workshop-Escola de Computação e Informação Quântica |WECIQ2007>, serão inauguradas às 10h desta quinta-feira, 1º de novembro, no bloco CZ do campus Campina Grande, as instalações do Instituto de Estudos em Computação e Informação Quântica (Iquanta) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

A solenidade contará com a presença de integrantes da administração superior da universidade, dirigentes dos centros de ensino, bem como pesquisadores participantes do |WECIQ2007>, especialmente convidados pela direção do órgão.

Implantado com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Parque Tecnológico da Paraíba, o instituto não tem similar no país e foi criado com o objetivo de apoiar as atividades de ensino e pesquisa da universidade na área de informação e computação quântica.

“Vários projetos, já em andamento, serão beneficiados com a inauguração destas instalações”, observa o vice-presidente do instituto, Bernardo Lula Jr.

Integram o Iquanta três grupos de pesquisa, formados por professores e alunos dos departamentos de Sistema e Computação (DSC), Engenharia Elétrica (DEE) e Física (DF). São eles o GMCC - Grupo de Modelos Computacionais e Cognitivos; o GEPOTI - Grupo de Estudos em Problemas de Otimização e Transmissão da Informação, e o GIQ - Grupo de Informação Quântica.

WECIQ2007

Encerrado nesta quarta, 31, o 2º Workshop-Escola de Computação e Informação Quântica - |WECIQ2007> contou com a participação de pesquisadores da França, Estados Unidos, Portugal e das principais instituições nacionais de pesquisa na área.

Durante três dias, foram realizadas, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), 18 sessões técnicas para apresentação de artigos, cinco minicursos, seis palestras, apresentação de trabalhos em forma de pôsteres, além de exposição de sistemas computacionais e de comunicações e painéis de empresas.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)

Data: 31/10/2007