Coral da UFCG abre festival no Paraná

Peças musicais incluem obras do Renascimento ao contemporâneo

O coral Coro em Canto, da UFCG, fará às 20h desta terça-feira, 30, o concerto de abertura do Festival Unicanto 2007, no Teatro Ouro Verde, em Londrina, no Paraná. No repertório, 15 peças, que vão de clássicos universais do Renascimento, Barroco, Romântico e contemporâneo ao folclore brasileiro.

Durante cinco dias, cerca de 550 vozes participam do festival, que é organizado pela Associação Coral Unicanto de Londrina, sob a coordenação do maestro José Mário Tomal, tendo como co-realizadora a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Além do coral da UFCG, estão programadas apresentações de 25 corais, do Paraná e do Rio Grande do Sul.

Coro em Canto

Sob regência do maestro Lemuel Guerra, desde sua criação, há 12 anos, o Coro em Canto tem em seu currículo mais de 300 apresentações e inúmeras participações em encontros de corais pelo Brasil.

Vinculado à Unidade Acadêmica de Arte Mídia, do Centro de Humanidades, o coral tem atuado como coro-escola incorporando anualmente novos cantores. Nesta temporada são 50 vocalistas que ensaiam em três sessões semanais de duas horas.

Segundo Lemuel, as atividades são baseadas nas premissas de que todos, em princípio, podem cantar; e a de que os ensaios devem ser mais do que sessões de aprendizado. “São também oportunidades para discutir o mundo e as preocupações humanas”, disse.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 29/10/2007