Universidades federais vão ampliar número de cursos e vagas

Os conselhos universitários das universidades federais de Campina Grande, Ceará, Mato Grosso do Sul e Rondônia aprovaram a adesão de suas instituições ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). As metas do programa são aumentar o número de vagas, reduzir taxas de evasão, ampliar a mobilidade estudantil e articular a educação superior com a educação básica, profissional e tecnológica.

As universidades federais do Amazonas, Bahia, Brasília, Grande Dourados, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rio Grande, Rio de Janeiro, São Carlos, São Paulo, Tocantins, Viçosa, São João del-Rei e Rural da Amazônia já tinham aderido ao programa. Segundo o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ícaro Moreira, a discussão começou em agosto. “É uma oportunidade de recriação da universidade, qualitativa e quantitativamente”, afirma.

O pró-reitor de graduação, Custódio Almeida, ressalta que a expansão não pode ocorrer sem uma reestruturação. A proposta aprovada prevê política de inclusão, programa de assistência estudantil e extensão universitária. Até 2012, haverá investimentos de R$ 52,2 milhões, além de R$ 174,4 milhões para custeio e gastos com pessoal.

As universidades federais podem apresentar ao Ministério da Educação, até o próximo dia 29, propostas de reestruturação e expansão para o Reuni. Os projetos devem prever investimento em custeio, contratação de pessoal, aquisição, instalação e manutenção de equipamentos, construção e recuperação de instalações físicas das instituições.

(Assessoria de Imprensa da SESu)

Data: 25/10/2007