UFCG adere ao Reuni

Decisão permitirá ampliar oferta de vagas e melhorar a qualidade do ensino superior

Com apenas três votos contrários e nenhuma abstenção, o Colegiado Pleno do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Campina Grande decidiu na manhã desta quarta-feira, 24, em reunião extraordinária, pela adesão ao Reuni. “Grande oportunidade para um número maior de jovens paraibanos ingressarem no ensino superior público e de qualidade. Oportunidade de modernização e avanços” sintetizou o reitor Thompson Mariz, ao comentar o resultado. 33 conselheiros foram favoráveis à proposta elaborada pela comissão institucional, consolidada a partir das contribuições enviadas pelas direções de Centro e seus conselhos administrativos.

O reitor antecipou que um comitê gestor será criado para administrar e supervisionar a aplicação dos recursos que a universidade venha a conquistar com o cumprimento das metas. “Gerir de forma democrática e transparente o nosso projeto de universidade, anulando especulações quaisquer de manobras ou improbidades administrativas”.

O presidente da comissão responsável pela elaboração da proposta de adesão, o vice-reitor Edilson Amorim, disse que a sistematização foi extremamente debatida a partir das demandas dos centros para custeio e investimentos. “Numa reflexão sobre caminhos que nos levassem a uma planilha ajustada a nossa realidade, sem criar futurismos ou incertezas”.

A adesão ao Reuni possibilitará à Universidade Federal de Campina Grande a abertura de quase sete mil vagas para estudantes e a criação de quinze cursos de graduação, entre eles: Engenharia de Petróleo e Dutos, Arquitetura, Enfermagem, Psicologia, Comunicação Social e Música, no campus Campina Grande; Serviço Social e Administração, em Sousa; e Odontologia, em Patos.

Também será possível a contratação de 171 professores e 149 técnico-administrativos para reestruturação do seu quadro de pessoal, como também a criação de 60 bolsas de Mestrado e 260 de Doutorado, além de 2 mil bolsas de Assistência Estudantil no valor de R$ 250, contemplando as férias. Em investimentos, serão quase R$ 39 milhões. Outro destaque é que, até 2012, serão acrescidos ao orçamento R$ 76 milhões.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 24/10/2007