Começam nesta quarta Mostra Universitária e Encontro de Extensão da UFCG

Diante da necessidade brasileira de incentivo à produção científica em todas as áreas do conhecimento, a UFCG, através da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão, promove dois eventos correlatos, no campus Campina Grande, a partir desta quarta, 24, até dia 26, o IV Encontro de Extensão da UFCG e o MUCA (Mostra Universitária de Ciência, Cultura e Arte).

Com o tema Extensão Universitária e Políticas Públicas em Contexto, os eventos trarão minicursos, oficinas, mesas-redondas e várias atividades promovidas pelos melhores professores e alunos da UFCG, além da mostra de alguns projetos sociais e culturais que vêm sendo desenvolvidos em parceria com a universidade.

Programação acadêmica

Devido à similaridade, os dois dividem a mesma conferência de abertura, que ocorrerá no Centro de Extensão José Farias Nóbrega, a partir das 9h da quarta, 24. O título da conferência será Extensão Universitária e Políticas Públicas em Contexto e terá como ministrante Lúcia de Fátima Guerra, pró-reitora de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Ao todo, foram inscritos 31 artigos científicos, que serão apresentados todos os dias, oralmente, no Auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UAAMI/CH). Além disso, 106 painéis serão expostos no Hall das Placas, também diariamente. Cada dia contemplará um tema diferente, tanto no caso dos artigos quanto os painéis.

Haverá duas mesas-redondas, que tomarão lugar no auditório de Arte e Mídia. A primeira acontecerá entre as 14h e 16h da quinta-feira, dia 25, e será Institucionalização da Extensão Universitária, ministrada pelas professoras Maria Lucinete Fortunato e Edineide Jezine Mesquita, da UFPB.

A outra mesa ocorrerá na sexta, 26, entre as 10h e 12h, também o auditório, discutindo o Papel Social da Universidade. Esta mesa contará com a presença dos professores José Edílson Amorim, Emanuel Falcão, da UFPB e Maria Aparecida Carneiro, da UEPB e será mediada pela professora Nadege da Silva Dantas.

Oficinas e minicursos

As oficinas e mini-cursos funcionarão todos os dias, ao mesmo tempo. Na quarta, 24, o horário será das 16h às 17h30.  Na quinta, 25, das 9h30 às 11h e das 16h às 18h30.  Na sexta, das 8h30 às 10h30 e das 14h30 às 16h30.

Eventos culturais

Os eventos culturais acontecem em todos os dias do evento. Logo no início da cerimônia de abertura, o Coral Em Canto da UFCG se apresenta. Mais tarde, às 14h30, o haverá o lançamento do livro Histórias Verídicas... de um mentiroso!, de Horácio de Almeida Lima, no Hall das Placas. Logo após, às 17h30, haverá apresentação de um grupo de Chorinho, também da UFCG, no auditório do.

Durante o período da manhã e da tarde dos dias 25 e 26, haverá uma mostra do trabalho do cartunista Fred Ozanan, intitulada Nordeste, um rio de Lágrimas, no Hall da Biblioteca. Além disso, está prevista para as 11h30 do dia 25 uma apresentação de Flauta Doce, pelo músico e professor Francisco de Assis da Cunha Metri, no Hall das Placas.

Das 16h às 18h30, haverá uma mostra de filmes, documentários e vídeos, no auditório do UAAMI/CH. Essa mostra se repete no dia 26, das 16h às 18h. Ainda, nos dias 25 e 26, o calçadão do CH terá durante todo o dia uma feira de exposição de produtos científicos e artístico-culturais.

O encerramento do evento será no início da noite da sexta, dia 26, com atividades culturais no auditório da UAAMI/CH.

(Paula Theotonio, estagiária da Ascom/UFCG)

Data: 23/10/2007