Universidades podem criar cooperação internacional

A Secretaria de Educação Superior lançou, nesta segunda-feira, 22, edital de convocação que vai disponibilizar R$ 1,5 milhão para projetos voltados para cooperação internacional e incentivo à mobilidade estudantil e docente no Brasil e no exterior

As instituições federais de educação superior (Ifes) podem apresentar suas propostas até 30 de outubro.

O Projeto de Capacitação das Ifes para a Cooperação Internacional propõe que as instituições trabalhem com pessoal devidamente capacitado para lidar com as questões internacionais, fortaleçam essas cooperações e promovam intercâmbio e divulgação das atividades na internet, em folhetos informativos e publicações.

As propostas devem apoiar a criação de estruturas de apoio e orientação aos estudantes, professores e pesquisadores estrangeiros, tanto potenciais quanto os que efetivamente fazem parte de programas de intercâmbio.

Elas deverão abranger a tradução dos websites das Universidades para outras línguas, informações sobre as condições de ingresso no Brasil, deslocamento, entrada e permanência no país, ensino do idioma português para estrangeiros, aulas em línguas estrangeiras, informações sobre reconhecimento de títulos, entre outros.

A coordenadora de assuntos internacionais de educação superior do MEC, Raquel Perea, explica que existem instituições brasileiras que não dão apoio aos estrangeiros, apesar de ter firmando convênios. "Algumas Universidades não buscam o estudante no aeroporto, não auxiliam em relação a alojamento, transporte", diz.

"Isso não é comum, já que estamos interessados em atrair esse público. Em contrapartida, eles vão contribuir com as próprias instituições na hora de desenvolver pesquisas", destaca Raquel.

Os formulários e planos de trabalho devem ser enviados à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

Mais informações no edital:

(Ascom/Sesu)

Data: 23/10/2007