Encontro de estudiosos do Brasil na Europa

Teses e artigos sobre temas brasileiros desenvolvidos em instituições européias de ensino superior poderão ser consultados na internet. A novidade é um dos objetivos do 1º Encontro de Estudiosos do Brasil na Europa, aberto na tarde desta segunda-feira, 22, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

O encontro ocorre na Casa de América, em Madri, e reúne pesquisadores, estudiosos e representantes de centros europeus que hoje são pontos de referência no estudo de temas brasileiros, como da Universidade de Salamanca, na Espanha, e da Universidade de Colônia, na Alemanha. Participam da reunião membros de núcleos acadêmicos de dez países europeus, instituições de cooperação internacional, além de professores brasileiros, representantes do Ministério da Educação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, da embaixada brasileira na Espanha e da Fundação Cultural Hispano-Brasileira.

Durante a abertura do encontro, o ministro destacou os avanços brasileiros, especialmente no campo educacional, e citou o exemplo do Plano de Desenvolvimento da Educação, que prevê a melhoria dos índices educacionais a partir de metas de qualidade.

O chefe da Assessoria Internacional do MEC, Alessandro Candeas, que participa do evento, informou que esta é uma oportunidade para que o Brasil entre em contato com estudos europeus acerca de temas relacionados ao país. “A escola de altos estudos da França apresentou a relação de publicações desenvolvidas lá desde 1823”, exemplificou. Segundo Candeas, a França já disponibiliza a relação de teses e outras publicações na internet. “A idéia é criar um banco de dados com todas as publicações feitas na Europa sobre o Brasil”, adiantou.

Outros assuntos discutidos na abertura do encontro foram a maior mobilidade entre o Brasil e países europeus —  a partir da intensificação do intercâmbio de professores e alunos — e o levantamento dos mecanismos de financiamento das pesquisas realizadas em cada centro.

(Maria Clara Machado)

Data: 23/10/2007