Computação Quântica será debatida em workshop na UFCG

|WECIQ2007 > será realizado de 29 a 31 de outubro, no auditório da FIEP, em Campina Grande

De 29 a 31 de outubro, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai realizar, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), em Campina Grande, o 2º Workshop-Escola de Computação e Informação Quântica - |WECIQ2007>. O evento, de caráter nacional, contará com a participação de pesquisadores da França, Estados Unidos, Portugal e das principais instituições nacionais de pesquisa na área.

Estão programadas 18 sessões técnicas para apresentação de artigos, cinco minicursos, seis palestras com convidados de renome, apresentação de trabalhos em forma de pôsteres, além de exposição de sistemas computacionais e de comunicações e painéis de empresas.

A computação quântica é uma das teorias científicas mais revolucionárias da atualidade. Em um computador clássico, cada bit só pode adquirir um valor, "0" ou "1", que são mutuamente excludentes. No mundo dos átomos, os bits podem simultaneamente adquirir os valores "0" e "1". Esta propriedade, chamada de superposição de estados quânticos, permite um ganho inimaginável de velocidade de processamento.

Iquanta

O Instituto de Estudos em Computação e Informação Quântica (Iquanta) foi criado na UFCG pelos departamentos de Sistema e Computação (DSC), Engenharia Elétrica (DEE) e Física (DF) com a missão de organizar, apoiar e estimular iniciativas e atividades com respeito ao ensino e a pesquisa na área da Computação e da Informação Quântica.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)

Data: 23/10/2007