Capes faz consulta para novos coordenadores de área

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério a Educação (Capes) recebe, até o dia 12 de novembro, indicações de nomes para novos coordenadores de área. Podem participar do processo de consulta representantes dos cursos de pós-graduação, associações e sociedades científicas.

Ao todo, serão escolhidos 44 coordenadores e seus suplentes. A partir das indicações, o Conselho Superior da Capes formará listas tríplices de cada área, que serão submetidas à escolha da presidência da agência. Os novos coordenadores irão atuar na avaliação de cursos de pós-graduação do período de 2010.

Atribuições

Os coordenadores têm papel fundamental no processo de avaliação de cursos da Capes. Essencialmente, eles coordenam as comissões e grupos regulares de consultores correspondentes ao campo de atuação. Além disso, avalizam a qualidade dos pareceres apresentados por consultores ou comissões. Também contribuem para o debate e a definição da política nacional de desenvolvimento de pesquisa e de pós-graduação, subsidiando a diretoria da Capes na seleção de consultores científicos qualificados.

As indicações podem ser feitas na página eletrônica da Capes. Uma vez feita, a escolha não poderá mais ser alterada. O resultado final está previsto para o dia 21 de dezembro.

Mais informações sobre o processo de indicação e as atribuições dos coordenadores podem ser obtidas na Portaria nº 98, de 11 de outrubro de 2007.

(Adriane Cunha – Capes)

Data: 19/10/2007