Abertas inscrições para o Mestrado em Medicina Veterinária

Estão abertas até o próximo dia 16 de novembro, as inscrições para o processo seletivo de 16 vagas para o Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária em Ruminantes e Eqüídeos da Unidade Acadêmica de Medicina Veterinária do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), campus Patos. A seleção será realizada de 28 à 30 de novembro.

Coordenado pela professora-doutora Rosane Maria Trindade de Medeiros, o curso está concentrado basicamente na área Saúde, Produção e Nutrição Animal; tendo por objetivo, entre outros estudos, a epidemiologia, importância econômica e as medidas de controle das enfermidades; assim como, estabelecer programas prioritários de saúde animal visando o aumento da produtividade.

Estudar também os sinais clínicos, patologia e formas de diagnóstico das doenças de ruminantes, estabelecendo sua importância econômica e medidas de controle; as intoxicações por plantas; os baixos índices reprodutivos dos rebanhos ovinos e caprinos e busca medidas nutricionais, de manejo e controle de doenças visando aumentar esses índices; e os diversos métodos de conservação de alimentos e sua interação com a composição química, bem como sua avaliação nutricional.

O Mestrado em Medicina Veterinária da UFCG foi avaliado pelo MEC/CAPES e obteve o conceito 4,0.

Linhas de pesquisa

Avaliação da adaptabilidade de genótipos de ruminantes e eqüídeos no semi-árido; Epidemiologia e controle das doenças infecciosas e parasitárias de ruminantes e eqüídeos; Diagnóstico e caracterização das doenças de ruminantes e eqüídeos no semi-árido; Plantas tóxicas para ruminantes e eqüídeos na região semi-árida; Manejo reprodutivo e distúrbios da reprodução em ruminantes e eqüídeos; Produção, conservação e avaliação de alimentos para ruminantes e eqüídeos; Manejo e manipulação da Caatinga.

Inscrições

Os interessados devem procurar a secretaria do Programa de  Pós-Graduação, no Hospital Veterinário, campus Patos. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone: (83) 3421.3231 – ramal 30 ou pelo e-mail: ppgmv@cstr.ufcg.edu.br.

Serão aceitas ainda as inscrições feitas por procurador e enviada pelo Correio via  SEDEX. Neste último caso, será considerada a data da postagem.

O endereço para postagem:

Universidade Federal de Campina Grande/CSTR - Programa de Pós–Graduação em  Medicina Veterinária em Ruminantes e Eqüídeos.– Campus de Patos – Avenida Universitária, S/N – Sta. Cecília – Caixa Postal 064 - 58.708-110 – Patos-PB.

(Leonardo Andrade – Assessoria de Imprensa do CSTR – campus Patos)

Data: 15/10/2007