topo_cabecalho
Padre Ibiapina é tema de dissertação na UFCG

Padre Ibiapina: a construção de um Santo é o título da dissertação do mestrando Cláudio Sousa de Carvalho, aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFCG. A defesa acontece nesta terça-feira, 16, às 15 horas, na Sala Professora Nely de Lima e Melo (Sala 15) no Hall das Placas do Centro de Humanidades, no campus Campina Grande.
 
De acordo com Cláudio Carvalho, o trabalho tem como principais objetivos descrever e analisar a religiosidade popular em torno do Padre Ibiapina, tomando como cenário geral o processo que o tornou um Santo Católico. "Nossa pesquisa buscou identificar imagens que foram construídas em relação ao Padre Ibiapina, analisando entrevistas com biógrafos e fiéis das proximidades de Santa Fé, em Solânea – PB, observando as convergências e divergências”, afirmou.

Segundo Cláudio, há um ponto consensual em torno do padre: “todos o têm como um santo ou reconhecem seus atos de santidade”, e uma das principais conclusões do seu trabalho é a de que as representações referentes à vida do Padre Ibiapina “consistem numa construção social que interpõe os universos popular e erudito”.

A Banca Examinadora será composta pelos doutores Magnólia Gibson Cabral da Silva (UFCG/orientadora), Bartolomeu Tito Figueirôa de Medeiros (UFPE) e Marinalva Vilar de Lima (UFCG).
 
(Franz Mikhailovitch - Assessoria de Imprensa do CH)


Data: 15/10/2007