topo_cabecalho
Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFCG obtém nota 6 da Capes

Avaliação equipara mestrado e doutorado da instituição aos dos mais importantes centros internacionais de ensino e pesquisa

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) divulgou nesta quarta-feira, 10, em Brasília, os resultados da Avaliação Trienal 2007, que analisou o desempenho de qualidade de 2.266 programas de pós-graduação - 2.070 cursos de mestrado acadêmico, 1.182 de doutorado e 157 de mestrado profissional. Um programa de pós-graduação pode ter de um a três cursos (doutorado, mestrado acadêmico e mestrado profissional).

 

Dos 13 cursos da UFCG avaliados, quatro cursos - Medicina Veterinária em Ruminantes e Eqüídeos (mestrado), Computação (mestrado e doutorado), Engenharia Civil (mestrado) e Engenharia de Materiais (mestrado) - receberam nota 4, três cursos – Engenharia Agrícola (mestrado e doutorado), Meteorologia (mestrado e doutorado) e Recursos Naturais (doutorado) - receberam nota 5, e um programa, o de Engenharia Elétrica (mestrado e doutorado), recebeu nota 6.

 

As notas 6 e 7 são atribuídas a cursos com desempenho equivalente ao dos mais importantes centros internacionais de ensino e pesquisa. A nota 5, para cursos com alto nível de desempenho — é o maior conceito admitido para programas que ofereçam apenas mestrado. A nota 4, para bom desempenho e a 3, para o padrão mínimo de qualidade. Os cursos com notas 1 e 2 são descredenciados pela Capes.

 

“Não há nenhum outro programa de pós-graduação em engenharia, qualquer que seja, com esse conceito fora das regiões Sul e Sudeste do país. Somos os únicos no Norte, Nordeste e Centro-oeste”, destaca o coordenador de pós-graduação de Engenharia Elétrica da UFCG, Benemar Alencar de Sousa. Ele atribui o resultado ao trabalho sério e intenso realizado “por todos os integrantes da unidade acadêmica: professores, alunos e servidores”.

Esta é a 15ª avaliação realizada depois da implantação do Sistema de Avaliação da Pós-Graduação Nacional, em 1976. São avaliados pontos como a produção científica dos cursos, a formação de mestres e doutores e o impacto social dos programas oferecidos pelas instituições.

 

A avaliação foi realizada por aproximadamente 700 consultores de 45 áreas do conhecimento. Os resultados estão na página eletrônica da Capes.

 

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG, com dados da Assessoria de Imprensa da Capes)


Data: 10/10/2007