topo_cabecalho
Cirurgia é mais eficaz para tratar câncer de próstata, diz estudo

As operações para retirar a próstata ou parte dela são o método mais eficaz para combater o câncer nessa glândula, segundo pesquisas da Universidade de Genebra, na Suíça.

 

A equipe de médicos, coordenada por Arnaud Merglen, avaliou o resultado dos tratamentos recebidos por todos os homens diagnosticados com câncer de próstata localizado (não-estendido) em Genebra, entre os anos de 1989 e 1998.

 

Dos 844 pacientes, 158 foram submetidos a uma prostatectomia (operação para extirpar total ou parcialmente a próstata), que requer anestesia geral e pode causar impotência.

 

Dez anos após seu diagnóstico, apenas 17% tinham morrido desse tipo de câncer.

 

Por outro lado, 25% dos que fizeram radioterapia morreram depois desse período, assim como 28% dos que preferiram esperar e submeter-se a exames freqüentes e a tratamento, caso a doença avançasse.

 

Entre os que optaram pelo tratamento com hormônios, 59% morreram, além dos 29% que foram submetidos a outros tratamentos não especificados.

 

Atualmente no campo médico se debate qual é o melhor tratamento para o câncer de próstata. A decisão depende muito "das preferências pessoais e das experiências do paciente e do médico", afirma o estudo, publicado na revista americana "Archives of Internal Medicine".

 

Nesse contexto, os autores recomendaram a prostatectomia, "especialmente para pacientes jovens e homens com tumores pouco diferenciados", mas ponderaram que só estudos clínicos poderão dar as "provas conclusivas".

 

(da Efe, em Washington)


Data: 10/10/2007