Cerca de 262 mil estudantes devem fazer prova do Enade 2007

Foi prorrogada para o dia 15 de outubro a publicação dos 262 mil estudantes selecionados para fazer a prova do Enade 2007 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), às 13h do dia 11 de novembro. A lista estava prevista para ser divulgada nesta sexta-feira (5), mas a data foi adiada para reorganização de dados.

Na primeira parcial, divulgada no dia 26 de setembro, havia 257 alunos selecionados. O número foi ampliado para 262 por causa dos inscritos de forma extemporânea. As instituições onde o aluno está matriculado já receberam a lista completa de quem deve fazer a prova -- pode ser consultada no site do Enade. Cabe a elas entrar em contato com os selecionados.

O Enade 2007 vai avaliar cursos que foram examinados também em 2004: agronomia, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, tecnologia em radiologia, tecnologia em agroindústria, terapia ocupacional e zootecnia.

As instituições devem inscrever também, até 4 de outubro, os estudantes concluintes de curso superior selecionados para o Enade nos anos de 2005 e 2006 que não fizeram a prova.

Todos os escolhidos para o Enade 2004 que não fizeram a prova naquele ano e não regularizaram sua situação serão inscritos automaticamente no Enade 2007 pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Os alunos que não foram selecionados na amostra e queiram participar do exame podem pedir à coordenação de seus cursos que os inscrevam como voluntários -- o prazo final é 4 de outubro.

Avaliação

Os locais de prova serão anunciados até o dia 22 de outubro. É de responsabilidade da instuição de ensino divulgar essas informações a seus universitários.

Também a partir de 22 de outubro, o Inep enviará o Cartão de Informação do estudante, pelo correio. Esse documento terá informações como o endereço em que o universitário deve fazer a prova e o questionário socioeconômico, que tem de ser entregue no dia do exame -- o preenchimento não é obrigatório.

A prova começa às 13h do dia 11 de novembro (horário de Brasília); os alunos devem chegar às 12h15. Veja o manual (em .pdf).

O Enade faz parte do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e seu objetivo não é dar nota ao aluno, mas avaliar a qualidade do ensino que está sendo oferecido a ele. Também compõem o Sinaes a Avaliação de Curso e a Avaliação Institucional.

(Uol Educação)

Data: 10/10/2007