Antropologia do Turismo será tema de aula especial na UFCG

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), do Centro de Humanidades da UFCG, promove nesta sexta-feira, 5, a partir das 16 horas, no mini-auditório do MISA - Museu do Semi-Árido / UFCG - campus de Campina Grande, uma aula especial intitulada "Existe uma Antropologia do Turismo ? Tendências Contemporâneas", com o Dr. Nelson Graburn (foto), professor do Departamento de Antropologia da Universidade da Califórnia, em Berkeley - EUA.

O evento é voltado especialmente para os alunos da graduação e pós-graduação em Ciências Sociais, da UFCG, mas também é aberto à comunidade acadêmica e aos interessados pelo tema.

Para o professor Roberto Véras, coordenador do PPGCS, o objetivo da "aula especial" é propiciar um espaço de aprendizado, de socialização e de debate para os alunos e colegas que fazem o PPGCS/UFCG, sempre abordando temáticas diversas, particularmente aquelas mais diretamente voltadas às linhas de pesquisa adotadas pelo Programa. "Neste semestre já tivemos aulas especiais com os professores Francesc Hernandez, da Universidade de Valência, Elísio Estanque e Hermes Costa, da Universidade de Coimbra, e Jessé Souza, da Universidade Federal de Juiz de Fora", acrescentou Véras.

Nelson Graburn

Segundo Rodrigo Grünewald, docente do PPGCS/UFCG, Nelson H. H. Graburn é professor de Antropologia da Universidade da Califórnia, em Berkeley, desde 1964. Também já ensinou em universidades do Canadá, França, Inglaterra, Japão e, agora, no Brasil. Seus principais tópicos de Ensino e Pesquisa são: Turismo, Arte, Modernidade, Antropologia Visual, Museus, Cultura Material, Identidades, Estrutura Social e Parentesco, principalmente aplicados a povos do Ártico do Canadá e Japão. Publicou mais de 200 artigos e capítulos de livros, um filme etnográfico e cerca de 20 livros. Foi curador de cinco Exposições de Artes Étnicas e tem inúmeros prêmios pelo mundo pelos seus trabalhos.

(Franz Mikhailovitch - Assessoria de Imprensa do CH)

Data: 05/10/2007