Cássio e Thompson em Brasilía discutem interiorização da UFCG
Participaram da audiência, na tarde desta terça-feira (19), a convite do governador Cássio Cunha Lima, os três senadores do Estado, deputados federais e estaduais, além dos reitores das duas universidades públicas paraibanas (UFCG e UEPB).

Para a audiência com o secretário executivo do MEC, Fernando Haddad, no auditório do MEC, o governador levou a proposta de expansão do ensino superior ao interior do Estado, destacando a possibilidade de a Universidade Federal de Campina Grande abrir novos campi em regiões da Paraíba, como também autorização para a Universidade Estadual da Paraíba investir em projeto similar.

O campus do Curimataú já está autorizado e o governador espera a criação de outros em mais duas cidades do interior. Após estudo de viabilidade feito pelo MEC, o município de Cuité tornou-se uma das cidades escolhidas para a execução do projeto, por sua posição estratégica próxima às fronteiras estaduais, podendo atender, além dos paraibanos, estudantes dos estados circunvizinhos.

O governador Cássio já conseguiu também a ampliação do campus da Universidade Estadual da Paraíba no município de Catolé do Rocha, no Alto Sertão.

Para esta quarta-feira, o governador tem agendados compromissos com o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, e do  ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, cujas audiências, marcadas para a tarde de ontem, foram adiadas.

Projeto já passa a tramitar no MEC

Ao secretário executivo Fernando Haddad, em sua exposição, o governador Cássio destacou a importância do MEC em viabilizar a interiorização dos campi. Observou, por exemplo, que no cariri paraibano, apenas 1,2% dos jovens com idade entre 18 e 24 anos estão na universidade. "Trata-se de um número baixíssimo e temos que mudar esta realidade" concluiu o governador.

O secretário Fernando Haddad destacou que o projeto entregue pelo governador será encaminhado à comissão do Ministério que trata das expansões dos campi universitários e, depois de aprovado, passará a ser fruto de uma decisão do Presidente da República e do ministro da Educação."

Haddad elogiou a união da classe política paraibana em torno do pleito. "Não tenho dúvidas de que, após essa demonstração de unidade política no Estado, teremos apenas de nos ater a eventuais questões técnicas a superar", finalizou.

Data: 19/07/2005