Homenagem marca abertura do Encontro de História da Ciência e Tecnologia na UFCG

Lynaldo Cavalcanti recebeu uma placa registrando sua colaboração na expansão do ensino superior na Paraíba

Ao abrir, na manhã desta quarta-feira, 3, o Encontro de História da Ciência e Tecnologia, o vice-reitor da UFCG, Edilson Amorim, falou que na trajetória de Lynaldo Cavalcanti, História, Ciência e Tecnologia se confundem. “Nele, os rumos do ensino superior na Paraíba se encontram personificados”.  O professor Lynaldo é o grande homenageado do evento, sendo agraciado com uma placa registrando sua colaboração na construção deste tempo. “Quando procuramos saber da nossa história, seu nome está sempre presente. É um marco na expansão, do que é a UFPB e a UFCG” disse a coordenadora do Encontro, Rosilene Montenegro.

Em sua conferência, Lynaldo discorreu sobre detalhes que foram definindo o rumo do ensino superior na Paraíba – da Escola Politécnica e da Faculdade de Ciências Econômica à regionalização e à federalização – como também, no Nordeste. Num traçado da “transposição de conhecimento” para as regiões mais carentes - “onde há muito que fazer; e oportunidades chegam, e se perdem” – fez referência à atual política do governo federal de expansão universitária, da qual surgiram os campi Cuité e Pombal da UFCG.

Lynaldo

Atualmente secretário-executivo da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPIT), o homenageado também falou da importância da História no registro dos acontecimentos que movem o mundo, “onde o passado subsidia o presente, no fazer o futuro”. Em sua apresentação, pelo diretor do Centro de Ciências e Tecnologia Bráulio Maia, foi considerado um ícone no ensino superior do Estado.

O Encontro segue até a próxima sexta-feira, 5, no Centro de Extensão, no campus Campina Grande.

Veja a programação do evento.

Data: 03/10/2007