topo_cabecalho
Conselho Técnico Científico da Capes avalia cursos

Os resultados da Avaliação Trienal 2007 começaram a ser analisados nesta segunda-feira, em Brasília, pelo Conselho Técnico Científico da Capes/MEC.

A homologação dos resultados deverá ser feita até sexta-feira, 5. Após a divulgação dos resultados, prevista para a próxima semana, as instituições terão prazo de 30 dias para entrar com pedidos de recurso.

Na abertura do encontro, o presidente da Capes, Jorge Guimarães, destacou que a pós-graduação tem uma demanda enorme no Brasil e uma possibilidade de equacionar muitos dos problemas enfrentados pelo país. Entre as metas para 2008, o presidente da Capes destacou a realização de uma avaliação internacional.

"Vamos procurar trazer especialistas de outros países para visitarem as instituições brasileiras que possuem cursos com os conceitos mais altos - 6 e 7, em todas as áreas. Essas visitas serão feitas por amostragem, já que há um número muito grande de cursos a ser visitado."

O processo de avaliação teve início em agosto. Cerca de 700 consultores de todas as áreas do conhecimento avaliaram o desempenho de mais de 3.400 cursos de mestrado e doutorado, relativo ao período de 2004 a 2006. Os conceitos atribuídos pela avaliação vão de 1 a 7. Os conceitos 1 e 2 são considerados insuficientes e implicam na desativação do curso.

Os conceitos de 3 a 5 correspondem aos atributos regular, bom e muito bom, respectivamente. O 6 e o 7 demonstram excelência em nível internacional e podem ser atribuídos apenas a programas que tenham doutorado.


(Fátima Schenini, da Assessoria de Comunicação da Capes)


Data: 02/10/2007