UFCG participa da Semana Nacional de C&T

Atividades serão desenvolvidas no Centro de Educação e Saúde (CES), campus Cuité

A Universidade Federal de Campina Grande participa da 4ª Semana Nacional de C&T com uma série de atividades no Centro de Educação e Saúde (CES), campus Cuité. A programação, que começa nesta terça, prosseguindo até a sexta, inclui palestras, mesas-redondas e minicursos.

O objetivo, segundo o coordenador, Rafael Rodrigues, é mobilizar a população, em especial os jovens, em torno de temas e atividades científicas, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. “É importante contribuirmos para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações”, disse.

Os minicursos serão ministrados na Sala de Leitura do CES, a partir desta terça, dia 2, enquanto que as palestram começam na quarta, 3, no Teatro Municipal de Cuité. A inscrição para os minicursos custa 1kg de alimento não perecível.

Veja a programação

Quarta-feira – Dia 3
14h00 - Buracos Negros, com Joel Batista da Fonseca Neto, da UFPB
15h00 - Educação e tecnologias: uma rede de potencialidades, com Rossana Delmar de Lima Arcoverde, da UFCG.
16h10 - A ciência da Informação Quântica: noções básicas, com Aércio Ferreira de Lima, da UFCG
19h00 - Mesa Redonda: A Formação do Educador em Ciência e Tecnologia na Educação Básica, com Mário Eduardo C. da Mota, Rovilson José Bueno e Rafael  de Lima Rodrigues, da UFCG.

20h15 – Etnomatemática, com Glageane da Silva Souza, da UFCG/CES.

Quinta- feira – Dia 4
14h00 - Educação Matemática: pesquisa, ensino e a relação pesquisa-sala de aula, com Silvano de Andrade, da UEPB.
15h15 - Utilização de áreas do Semi-Árido para pecuária, com Ivandro de França da Silva, da UFPB.
16h25- A importância do farmacêutico para a equipe de saúde, com Ana Cláudia Dantas de Medeiros, da UFPB.
19h00 - A Química da Fotossíntese, com Otávio Luís de Santana, da UFCG/CES.
20h15 - Introdução à Física Nuclear: Do átomo aos Quarks, com João Batista da Silva, da UFCG/CES

Sexta-feira – Dia 5
14h00 - Fronteira da Física de Alatas Energias, com Luciano Barosi, da UFCG/CES
15h15 – Percolação, com Danyel Judson Soares, da UFCG/CES.
16h25 - Aspectos Filosóficos da Mecânica Quântica, com Rafael de Lima Rodrigues, da UFCG/CES

19h00 - π- erre Conosco, com Anselmo Ribeiro Lopes, da UFCG/CES
20h15 - A Capa Verde: O Sisal no Curimataú, com Ramilton Marinho, da UFCG/CES

Minicursos

Práticas de Microscopia, com Cristiane Francisca da Costa, da UFCG/CES

Dias 3, 4 e 5 de outubro.

Horário: 16h00 às 18h00.

Público alvo: alunos dos cursos de Biologia, Farmácia e Enfermagem.

Total de alunos: 30.
Inscrições na Coordenação de Biologia.

Normatização de trabalhos científicos e acadêmicos, com Jesiel Ferreira Gomes, bibliotecário e Diretor da biblioteca do CES

Público alvo: alunos do período noturno.

Total de participantes: 40.

Inscrições na Sala de leitura.

Leitura em Língua Inglesa, com Vivian Monteiro, da UFCG/CES.
Duração de 10h (2h semanais). O curso terá início dia 04/10 (próximas aulas: 11/10 - 18/10 - 25/10 e 01/11).

Horário: 14h00 às 16h00.

Total de alunos: 20.

Inscrições com a professora na coordenação de Biologia.

Mecânica Quântica Não-Relativística, com Rafael de Lima Rodrigues.

Duração: 2 meses. Início: 02/10 (próximas aulas serão decididas no primeiro dia de aula).

Horário: 14h00 às 16h00.

Total de alunos: 30
Inscrição com o Prof. Rafael. Público Alvo: Professores e Estudantes com
conhecimentos em cálculo diferencial e integral.

Tópicos em Física da Terra no Ensino da Física na Educação Básica, Rovilson José Bueno, do CFP/UFCG).

Dias: 2, 3, 4 e 5/11. Duração 8 horas.

Conteúdos: A Formação e Estrutura da Terra. O Campo Magnético da Terra. Mudanças Climática. Horário: 10h00 às 12h00.

Inscrições com o professor Rafael na Coordenação de Física.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)

Data: 01/10/2007