Encontro de História da Ciência e Tecnologia começa na próxima quarta-feira na UFCG

A partir da próxima quarta-feira, 3, a UFCG será palco de discussões sobre ciência e tecnologia com a realização do Encontro de História da Ciência e Tecnologia: Desafios para o Nordeste. Durante três dias estarão reunidos, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no campus Campina Grande, professores, pesquisadores e palestrantes de renome nacional e internacional de diferentes áreas de conhecimento.

No Encontro acontecerão apresentações e debates de experiências, estudos e pesquisas em torno do tema, envolvendo a realização de mini-cursos, palestras, mesas redondas, simpósios temáticos, mostras fotográficas e documentários.

A conferência de abertura que tem como tema “Ciência e Tecnologia: Desafios para o Nordeste” será feita pelo Dr. Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, Secretário Executivo da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPIT). Na ocasião, serão lançados o Núcleo de Estudos em História da Ciência e Tecnologia no Nordeste e o projeto do “Museu do futuro”, que tem como proposta resgatar a história das comunicações, criando um ambiente físico para a coleção de peças antigas da área de ciência e tecnologia brasileira, além da criação de um museu virtual. Durante o evento acontecerá também a comemoração dos 55 anos da Escola Politécnica da Paraíba, onde serão homenageados os seus pioneiros e fundadores.

De acordo com Rosilene Montenegro, professora da Unidade Acadêmica de História da UFCG e coordenadora do evento, o Encontro é extremamente importante para a cidade de Campina Grande e para a região Nordeste, porque se propõe a fazer um tipo de trabalho que não é comum entre os historiadores, que é trabalhar no tema ciência e tecnologia. “É um tema extremamente importante para a sociedade, especialmente para o estado, porque vivemos num dos estados mais pobres do país, então a ciência e tecnologia é um campo que permite a produção de conhecimentos e de tecnologias que podem enriquecer uma região”, afirma.

Segundo Montenegro, o evento propõe, portanto, um trabalho de registro de memória e, simultaneamente, de discussão, socialização, troca de experiências e conhecimentos, em âmbito regional e nacional, da ciência e tecnologia em interface academia/empresas que demandam inovação tecnológica.

O Encontro de História da Ciência e Tecnologia é uma realização da Universidade Federal de Campina Grande, da Universidade Estadual da Paraíba, do Centro de Humanidades da UFCG e do Projeto Memória – Ciência e Tecnologia em Campina Grande, tendo o patrocínio da CHESF. Outras informações poderão ser obtidas pelo site: www.ch.ufcg.edu.br/pmemoria ou pelos números: (83) 3310.1546 e (83) 8806.8647.

(Fábio Ronaldo, do Projeto Memória/CH/UFCG)

Data: 01/10/2007