topo_cabecalho
Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais promove mais uma defesa de tese

"Da Experimentação Social ao 'Experimentalismo Institucional' - Trajetórias de relações entre Estado e sociedade civil: Experiências no Semi-Árido" é o título da tese que o doutorando Paulo César Oliveira Diniz, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), do Centro de Humanidades da UFCG, defende na próxima terça-feira, 02, a partir das 9 horas, na Sala Profª Nely de Lima e Melo (Sala 15) - Hall das Placas do CH/UFCG - campus Campina Grande.

 

De acordo com Paulo César, o trabalho analisa um processo de "experimentalismo institucional" instituído no Governo Lula com o objetivo de fundar um novo paradigma na relação entre Estado e sociedade civil, seja no sentido de alargar a relação ou seja na intenção de aprofundar as mudanças ocorridas no âmbito relacional, e a contribuição deste processo para o estabelecimento de um "novo projeto" de agricultura familiar no país.

 

Segundo o doutorando, dois casos de experimentalismo institucional serão analisados. "No primeiro, o experimentalismo se funda em torno da política de segurança alimentar do governo federal e das experiências de convivência com o semi-árido, estas desenvolvidas pela Articulação do Semi-Árido Paraibano. No segundo caso, o experimentalismo é instituído a partir da implantação da política governamental de desenvolvimento territorial", completou.

 

A Banca Examinadora será composta pelos doutores: Ghislaine Duque (UFCG/orientadora do doutorando), Aécio Marcos de Medeiros Gomes de Matos (UFPE), Olívio Alberto Teixeira (UFS), Marc Piraux (CIRAD/UFCG), Márcio de Matos Caniello (UFCG), Luís Henrique Hermínio Cunha (UFCG) e Ramonildes Alves Gomes (UFCG).

 

(Franz Mikhailovitch - Assessoria de Imprensa do CH/UFCG)


Data: 28/09/2007