Últimas semanas de inscrições para intercâmbio na França

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) está com inscrições abertas até 2 de outubro para apresentação de projetos de pesquisa conjuntos entre instituições brasileiras e francesas na área das engenharias. O Programa de Cooperação Franco-Brasileira para Formação de Engenheiros (Brafitec) é uma parceria da Capes e da Conferência dos Diretores de Escolas e Formação de Engenheiros (CDEFI), com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MAE) e do Ministério da Juventude, da Educação e da Pesquisa (MJENR) da França.

O intercâmbio entre Brasil e França financia projetos de pesquisa na área das engenharias desde 2003. Nos últimos cinco anos, 708 estudantes brasileiros participaram do intercâmbio, por meio de 47 projetos de pesquisa selecionados pela Capes.

A professora e pesquisadora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/SP), Raquel Santini, coordenou um grupo de pesquisa no período de 2003 a 2006. Ela revela que a experiência foi enriquecedora, porque permitiu a internacionalização dos cursos de engenharia civil, elétrica, mecânica e química da UFU e tornou o trabalho da instituição reconhecida junto ao Instituto Nacional de Ciências Aplicadas da França (INSA). Segundo Raquel, os bolsistas conheceram a interação entre a academia e a indústria francesa, além da prática de cooperação na pesquisa. “ Estes futuros engenheiros serão capazes de colaborar efetivamente para a resolução de problemas da sociedade moderna a partir dessa formação intercultural, crítica, criativa, inovadora e empreendedora”, analisa.

As instituições de ensino participantes interessadas em participar deverão apresentar somente um projeto, envolvendo no máximo duas instituições de ensino brasileiras. As equipes serão divididas em coordenação e a outra como parceira. Os projetos contemplados receberão o valor anual de R$ 120 mil para as missões de trabalhos e estudos além da bolsa anual, o grupo receberá o valor de R$ 10 mil como recurso de custeio. A duração dos projetos é de dois anos, prorrogáveis por mais dois. Acesse aqui para mais informações

(Assessoria de Imprensa da Capes)

Data: 26/09/2007