Curso de graduação pode ser obrigatório para policiais

Mestrado e curso de graduação na área de segurança pública podem ser obrigatórios para quem quer se tornar policial. Esta é uma das diretrizes do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), lançado há um mês pelo Ministério da Justiça. A expectativa é de que 50 universidades integrem o projeto até o final do ano e, em 2008, de que esse número chegue a 80.

Para estudar, os policiais, guardas municipais, agentes penitenciários e peritos recebem, hoje, uma bolsa que varia de R$ 180 a R$ 400. Vinte universidades federais já oferecem cursos a distância e de pós-graduação, com duração de um ano, na área de segurança pública.

Os cursos visam a formação com base nos direitos humanos, considerando as questões étnicas, raciais e culturais. Na grade estão módulos como tráfico de seres humanos, direitos da mulher e grupos vulneráveis.

"A idéia é que o sujeito para ser policial tenha que ter formação científica. Para exercer uma profissão que trata com a morte e vida das pessoas, basta o sujeito entrar e ele vai aprendendo, fazendo?", questionou o diretor do Departamento de Pesquisa, Análise de Informação e Desenvolvimento de Recursos Humanos em Segurança Pública, Ricardo Balestreri.

O governo também estuda a possibilidade de redução de pena para os detentos que voltarem a estudar.

(Uol Educação)

Data: 26/09/2007