Laboratório de Engenharia da UFCG promove curso de capacitação

Curso ensina estudantes a projetar, construir e promover o controle tecnológico de pequenas barragens

Segue até sexta-feira, dia 28, o I Curso de Pequenas Barragens de Terra e Subterrâneas, organizado pelo Laboratório de Engenharia de Pavimentos (LEP) do campus Campina Grande, através do Programa de Qualificação Técnico-profissional de Engenheiros do Estado da Paraíba. O curso, direcionado a estudantes e pesquisadores da área, se propõe a projetar, dimensionar, construir e promover o controle tecnológico de barragens.

O curso é de grande relevância para o contexto da seca no sertão paraibano. Recentemente, a Universidade Livre do Meio Ambiente do Nordeste (Unieco), organização não-governamental criada há oito anos no Recife com a finalidade de desenvolver projetos voltados para a área ambiental, propôs a construção de barragens subterrâneas como solução à escassez de água no nordeste, utilizando a técnica de barramento do fluxo de água que corre abaixo da superfície de rios e riachos. A captação da água seria feita através de poços amazonas localizados a montante (lado nascente) dos rios.

As palestras, que são distribuídas durante todo o dia, são feitas pelos professores Alcides Machado e José Afonso Macedo, professores da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil do campus Campina Grande.

Veja aqui a programação.

(Paula Theotonio, estagiária – Ascom/UFCG)

Data: 26/09/2007