Workshop Internacional debate inovações tecnológicas na irrigação e recursos hídricos no semi-árido

Professor da UFCG é um dos destaques do evento, que acontece em Sobral, CE

Como garantir a sustentabilidade da agricultura irrigada, aumentar a produtividade sem desperdício de água e assegurar a preservação ambiental? As respostas a estas questões serão debatidas em Sobral nos dias 26 a 28, no I Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação (Winotec), no Centro de Convenções da cidade.

Entre os principais palestrantes, está o professor Hans Raj Gueyi (Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola da UFCG, campus Campina Grande), que discorrerá, na tarde do dia 28, sobre a produção de alimentos utilizando água de reuso na irrigação. Além dele, os pesquisadores Bruno Molle, do Cemagref da França; Richard G. Allen, da Universidade de Idaho (EUA), Francisco Suetônio Bastos Mota (UFC), Luis Santos Pereira (Universidade Técnica de Lisboa-Portugal) e José Antônio Frizzone (ESALQ/USP) também farão palestras durante os dias do evento.

O Winotec é promovido pela Faculdade de Tecnologia Centec Sobral (Fatec) e Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada. De acordo com Manoel Valnir, presidente do evento, o objetivo é traçar um documento norteador de ações futuras que visem um melhor aproveitamento das tecnologias em favor do homem e do ambiente como um todo, através do intercâmbio de vivências e debates entre pesquisadores, professores, profissionais liberais e estudantes.

Segundo Sílvio Carlos Ribeiro Vieira Lima, vice-presidente do evento, o workshop irá abordar as recentes inovações tecnológicas do planejamento e gestão da irrigação e as novas tecnologias aplicadas nos equipamentos que possam ser utilizadas no semi-árido brasileiro.

Mais informações em http://www.inovagri.org.br.

(Paula Theotonio, estagiária da Ascom/UFCG, com informações do Jornal da Ciência)

Data: 25/09/2007