topo_cabecalho
Lançado na UFCG programa de qualificação para engenheiros

Aumentando o leque de canais de interação com a sociedade, foi lançado na manhã desta segunda-feira, 24, na UFCG, campus Campina Grande, o programa Enfrentando os Desafios do Desenvolvimento para Qualificação Técnico-profissional de Engenheiros do Estado da Paraíba.

 

Uma parceria da UFCG com o Sindicato dos Engenheiros do Estado da Paraíba (Senge/PB), com o apoio do governo estadual e da Petrobras, o programa oportuniza a troca de informações entre os profissionais com professores e pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento, criando campo para o debate de experiências e análises de estudos e pesquisas.

 

O evento foi aberto pelo diretor do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), João Queiroz, que falou da importância de uma iniciativa dessa natureza para a consolidação de vínculos e troca de saberes, num processo de educação continuada.

 

Em palestra, o engenheiro Napoleão Beltrão, pesquisador sênior da Embrapa/CNPq e professor da UFPB, elencou dados e teceu comentários sobre as questões preocupantes e fez análises sobre caminhos para a Sustentabilidade. “Uma agricultura sustentável é aquela sem veneno. Mas isso quase só existe nos gibis”, entre outras frases, ilustraram os temas que giraram o mundo, da matriz energética à superpopulação.

 

Até a próxima sexta-feira, 28, segue o curso de Pequenas Barragens de Terra: Projeto, Dimensionamento, Execução e Controle Tecnológico envolvendo barramentos em solo (de superfície e subterrâneo) para contenção de água, ministrado pelos professores Alcides Machado e Afonso de Macedo.

 

Veja aqui a programação completa.


Data: 24/09/2007