Novos critérios do MEC regulamentam ensino a distância

Novos critérios elaborados pelo Ministério da Educação (MEC) criam para o ensino superior a distância no país uma avaliação com caracteristícas próprias. A partir da regulamentação, os cursos poderão ser reconhecidos e as universidades autorizadas a aplicá-los. Atualmente, 575,7 mil estudantes brasileiros integram este tipo de ensino. As mudanças foram aprovadas na última semana durante reunião do Conselho Nacional de Educação (CNE) e devem ser homologados pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, ainda este mês.

Outra novidade aprovada é a avaliação dos cursos presenciais que funcionam como extensões da universidade. A modalidade que só se tornou possível devido à implementação dos cursos a distância deverá, de acordo com o MEC, oferecer recursos como acesso à internet, laboratórios, bibliotecas e professores. Três novas ferramentas e serão incluídos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) para atender a este objetivo.

As instituições interessadas em credenciar seus cursos terão que comprovar experiência anterior na área e contar com um quadro de docentes especializados na modalidade. O diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), José Roberto Moreira, diz esperar que a nova avaliação deixe mais claros os critérios para credenciamento de novos cursos. "Dentro de cinco anos, não haverá mais cursos inteiramente presenciais. Todos terão elementos a distância", afirma.

(Ascom/Andifes)

Data: 21/09/2007