PPA começa atualizar banco de dados

Relatórios do programa de auto-avaliação da UFCG foram apresentados

A coordenação do Programa Permanente de Avaliação da UFCG (PPA) se reuniu, nesta quinta-feira, 20, com os seus doze grupos de pesquisas para a apresentação dos relatórios individuais e atualização das informações. O encontro foi o primeiro passo para a elaboração do documento e do sistema de informação a ser apresentado ao Colegiado Pleno do Conselho Universitário e ao MEC, atendendo ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Fazer com que o resultado da auto-avaliação seja conhecido por todos e com que o PPA seja reconhecido como útil são considerados, pelo presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) Marcelo Barros, fatores que indicarão o sucesso do programa. “Agora, precisamos trabalhar a divulgação do relatório para que a UFCG se veja refletida e possa utilizá-lo efetivamente como ferramenta de apoio ao planejamento e à gestão.

Citando exemplos, de como o sistema poderá contribuir com a administração da universidade, Marcelo destacou o acompanhamento anual dos resultados da implantação do Reuni.

Os dados

Os dados foram coletados através de formulário eletrônico, e também manual, num questionário auto-avaliativo sistematicamente elaborado e direcionado aos grupos de pesquisas sobre a missão e o plano de desenvolvimento institucional; a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão; a responsabilidade social da Instituição; a comunicação com a sociedade; as políticas de pessoal, de carreira do corpo docente e do corpo técnico-administrativo; a organização e a gestão da UFCG; a infra-estrutura física; o planejamento e a avaliação; as políticas de atendimento aos estudantes e aos servidores; a sustentabilidade financeira; e a gestão do conhecimento da avaliação.

Os grupos têm até o próximo dia 28, para atualização do banco de dados.

PPA

Projetar um modelo consistente de qualidade institucional compatível com a sua missão, aproximando seu projeto à realidade, foi o objetivo da UFCG ao lançar o Programa Permanente de Avaliação Institucional (PPA) que cria e manterá um sistema de informações para auxiliar o planejamento e conferir permanentemente as ações e finalidades cumpridas pela universidade. Essa auto-avaliação, contínua e integrada, atende à política do MEC de promover a melhoria da qualidade do ensino estabelecida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a Coordenação de Avaliação Institucional (CAI), coordenadores do programa, ao mesmo tempo em que sistematizou as respostas no formulário, deu a oportunidade do envio de sugestões e cobranças de posicionamentos administrativos.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 20/09/2007