topo_cabecalho
Capes e Academia Britânica firmam parceria de intercâmbio

A Capes/MEC e a Academia Britânica – para assuntos de ciências humanas e sociais – assinaram memorando de entendimento de apoio conjunto a intercâmbio de pesquisadores

A missão a Londres, coordenada pelo presidente em exercício da Capes, o diretor de Avaliação, Renato Janine Ribeiro, foi realizada na semana passada. “Entre os acertos previstos está a redução do pagamento de taxas, que no Reino Unido são cobradas com maior freqüência do que nos demais países com os quais temos cooperação internacional”, revela Janine.

Além disso, as duas instituições pretendem realizar anualmente um encontro de pesquisadores de ciências humanas e sociais dos dois países, sobre temas de interesse comum. “Ficou acertado, ainda, que esses debates e intercâmbios não se focarão em questões latino-americanas, mas serão temas de interesse universal ou, pelo menos, das duas partes. O primeiro encontro deverá ocorrer em 2008”, afirma Janine.

A missão brasileira foi integrada por Ruben Oliven, representante da Academia Brasileira de Ciências (ABC); José Ricardo Ramalho, representante-adjunto da área de sociologia na Capes; Ana Maria Fernandes, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia; Maria Hermínia Tavares de Almeida, presidente da Associação Brasileira de Ciência Política; Luís Roberto Cardoso de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Antropologia; e Danilo Marcondes, ex-representante de Filosofia na Capes.

Do lado britânico, a reunião teve a participação da baronesa Onara O'Neill, filósofa e presidente da Academia. Os trabalhos foram coordenados por Linda Newson, titular do King's College em geografia e pesquisadora do período colonial na América Espanhola, além de presidente do Programa para América Latina e Caribe da Academia Britânica, e suas colaboradoras Jane Ludden e Rachel Paniagua.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Capes


Data: 20/09/2007