topo_cabecalho
Brasil debate cooperação científica e técnica com União Européia

Além dos outros temas, eles também vão discutir o intercâmbio de cientistas

Nanotecnologia, saúde, biotecnologia, energia nuclear, tecnologia da informação e comunicações, além de intercâmbio de cientistas, áreas que fazem parte de um acordo de cooperação científica e tecnológica firmado entre o Brasil e a Comunidade Européia, serão discutidas em reunião nesta quinta-feira (20), no Palácio Itamaraty, em Brasília.

O secretário executivo do MCT, Luis Antonio Elias, representará o ministro Sergio Rezende.

O acordo, que existe desde janeiro de 2004, visa estabelecer uma base formal para a cooperação em matéria de investigação científica e tecnológica que amplie e reforce a realização de atividades de cooperação em áreas de interesse comum e incentive a aplicação dos resultados dessa cooperação em benefício mútuo, no plano social e econômico.

Além do MCT, integram o Comitê Diretivo de Cooperação Científica e Técnica os ministérios das Relações Exteriores (MRE), do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), o CNPq/MCT e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Brasil é parceiro tradicional de cooperação bilateral com países europeus como a França, Alemanha, Reino Unido e Espanha, entre outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa do MCT


Data: 20/09/2007