MEC não tem data para lançar plano de assistência

Apesar do Ministério da Educação (MEC) ter anunciado o lançamento do Plano de Assistência Estudantil para a segunda metade deste mês, a assessoria do ministério informou que ainda não há uma data definida para que o plano entre em vigor. Inicialmente, o projeto seria lançado no último dia 6, mas segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, atribulações na agenda do presidente Lula não permitiram que o plano fosse anunciado na data marcada.

A partir do próximo ano, R$120 milhões devem ser investidos no projeto que pretende garantir aos alunos de baixa renda benefícios como transporte, moradia estudantil e alimentação. Com a aplicação de tais medidas, o governo pretende diminuir um dos principais problemas que as instituições federais de ensino superior atualmente enfrentam: a evasão estudantil, que em alguns casos chega a 30%.

De acordo com o titular da Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC), Ronaldo Mota, uma das formas de definir quanto será destinado a cada universidade se baseará no número de alunos e no uso de políticas afirmativas de cada instituição. O secretário ressalta ainda a importância da criação de um plano de assistência estudantil no momento em que o governo anuncia ações como o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) que tem o objetivo  expandir o número de vagas do ensino superior público. "O plano unifica as ações e amplia a capacidade de atendimento das instituições", destaca Mota. O valor destinado, contudo, é inferior ao cobrado pela União Nacional dos Estudantes (UNE), que pede R$ 200 milhões.

Fonte: Folha Dirigida

Data: 20/09/2007