MEC tem projeto de Universidade para integrar a América Latina

O MEC apresentou no 6º Encontro Internacional do Fórum Universitário do Mercosul (Fomerco) a intenção do governo brasileiro de criar a Universidade da Integração Latino-Americana (Unila)

O projeto prevê a oferta de cursos de graduação, pós-graduação e pesquisa sobre temas de interesse comum dos países. A reunião do Famerco aconteceu em Aracaju (SE), de 12 a 16 deste mês.

De acordo com Hélgio Trindade, coordenador do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (Imea), que representou o ministro Fernando Haddad no encontro do fórum, o objetivo da nova universidade é formar cidadãos comprometidos com a integração latino-americana.

Para concretizar esse ideal, a Unila deverá oferecer vagas iguais para estudantes do Brasil e dos demais países e definir áreas de estudos e pesquisas de interesse comum.

Trindade adiantou que o projeto da instituição e a sua implantação serão coordenados pelo Imea e que a sede deverá ser construída no Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O Instituto Mercosul de Estudos Avançados é um órgão do Ministério da Educação, criado para desenvolver atividades de pós-graduação e pesquisa interdisciplinar avançada nas áreas de ciências e humanidades.

O 6º Fomerco, que neste ano discutiu novos rumos para o Mercosul, reuniu cerca de 200 professores e estudantes de países da América Latina, além de convidados das áreas de educação e relações internacionais de diversos países, entre os quais, o Brasil.

(Ionice Lorenzoni, da assessoria de comunicação da Capes)

Data: 18/09/2007