Pré-proposta da UFCG ao Reuni

Pré-proposta da ufcg ao reuni

I – Princípios Gerais:

O Programa REUNI, instituído pelo Decreto 6.096, de 24 de abril de 2007, tem intensificado o debate sobre a qualidade das atividades acadêmicas que a universidade desenvolve. Ao mesmo tempo, este programa estimula a reflexão sobre a oportunidade de ampliação dos serviços que esta instituição presta à comunidade.

Para o melhor aproveitamento desse momento privilegiado da conjuntura educacional, a UFCG propõe sua adesão a este programa com base em três compromissos institucionais a serem adotados:

1. Compromisso geral: a UFCG tem o dever de oferecer uma “formação ampla e sólida” e criar condições, com recursos humanos e equipamentos, para “aprimorar a qualidade e a quantidade de sua oferta”. Em uma palavra, a UFCG deve crescer com qualidade.

1. Compromisso pedagógico:

1. Como forma de assegurar sua autonomia e sua experiência histórica, a UFCG orienta sua proposta de forma a evitar a certificação prematura, afirmando sua decisão de adotar a diplomação como processo formativo completo.
    2.  Como forma de aproveitar melhor as etapas fundamentais de formação acadêmica, a UFCG deverá atribuir créditos para as etapas de – conclusão de disciplinas, participação em programas institucionais, participação em eventos acadêmicos, participação em outras modalidades de estudo.

1. Compromisso social: nesta dimensão, a UFCG ampliará suas ações de inclusão; seus programas de assistência estudantil e sua política de extensão universitária, dimensionando os recursos necessários ao atendimento da reestruturação e da ampliação contidas na proposta da instituição.

Com os compromissos acima, busca-se avançar no debate com vistas à formulação, a partir dos Centros, da proposta institucional da UFCG a ser apresentada ao MEC.

II – Súmula dos dados acadêmicos:

1.      Relação Professor-aluno (UFCG 2007):

a.      MAT – UFCG: 12.802,00

b.      DDE – UFCG: 892,00

c.         0,95DDE – UFCG: 847,00

d.      RAP–UFCG: 1/15,1

2.      Taxa de conclusão – 46,56% (PingIFES 2005)

3.      Vagas ociosas – 1002

4.      Vagas criadas no atual processo de expansão: 5.150

5.      Vagas a serem criadas (meta Reuni): 3.466

6.      Média anual de criação (em 05 anos): 693

III – Reestruturação acadêmica:

1.      O número de vagas ociosas, as taxas de retenção e de evasão, os indicadores de conclusão e da relação professor-aluno, apurados para elaboração desta Carta-consulta, de acordo com as Diretrizes Gerais do Reuni, apontam para a seguinte ordem de prioridade:

2.      Adoção de mecanismos institucionais e de legislação acadêmica que permitam o controle vigilante da oferta, buscando ocupar, de forma eficiente e ágil, as vagas ociosas, diminuir a retenção e diminuir a evasão;

3.      Os procedimentos normativos, acima previstos, fixarão as condições de partida para que a instituição alcance a meta de conclusão prevista no REUNI.

IV – Ampliação de vagas:

1.      Com o aumento de vagas nos cursos existentes, analisando o contexto geral de cada curso, de modo a evitar uma ampliação de ingresso que, em concomitância, amplie também eventuais problemas já existentes;

2.      Com a criação de novos cursos nas situações de melhor adequação aos princípios gerais que norteiam esta proposta preliminar.

V – Renovação pedagógica:

1.      Revisão curricular que reavalie a noção de obrigatoriedade e a noção de pré-requisito; que possibilite mais flexibilidade curricular, tanto a partir da ampliação da oferta de disciplinas optativas como pela adoção de um sistema de créditos que possibilite medir e acumular resultados de aprendizagem e períodos de estudo;

2.      Processo de avaliação que considere as seguintes alternativas: plano de estudo focado nos conteúdos em que o aluno tem dificuldades; turma e método especial para repetentes; possibilidade de o aluno cursar disciplinas em outra instituição; reopção de curso; escolha de uma disciplina afim; conversão de optativa em obrigatória; pontuação parcial, com seminários de estudos complementares; experiência pedagógico-científica compensatória, voltada para o ensino médio, para projetos comunitários ou para empresas; programa de tutoria discente (com bolsa para os alunos mais preparados desenvolverem planos de estudo com colegas em dificuldade).

3.      Flexibilização curricular que crie possibilidades de itinerários formativos diversificados.

4.      Diplomação em diferentes modalidades de graduação: curso superior de tecnologia, licenciatura, bacharelado.

5.      Instituição de seminários de aperfeiçoamento pedagógico, de acordo com as necessidades de cada Centro, voltados para o conhecimento e para a discussão de experiências de ensino desenvolvidas nesta e em outras universidades.

VI – PROPOSTAS DOS CENTROS

Com base neste documento preliminar, solicitamos aos Senhores Diretores que nos sejam enviadas, até 28 de setembro de 2007, as contribuições dos Centros, com base nas Diretrizes Gerais do REUNI, para os itens que seguem:

1.      Reestruturação acadêmica;

2.      Renovação pedagógica;