UFCG decide por encaminhamento de carta-consulta ao MEC sobre Reuni

Em sessão extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira, 5, o Colegiado Pleno do Conselho Universitário (Consuni) decidiu pelo encaminhado ao MEC da carta-consulta sobre a adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). O documento elaborado por uma comissão institucional teve seu conceito básico referendado e o texto ainda passará por adequações às ressalvas da plenária, antes de ser enviado, na próxima segunda-feira, 10.

A carta se tornou um documento de reflexão sobre o fazer a UFCG e no seu compromisso geral evidenciou tal preocupação em crescer com qualidade, é a opinião da professora Vânia Sueli, membro da comissão institucional. Para ela, o trabalho minucioso que vem sendo realizado por toda comunidade acadêmica e as discussões no Consuni vêm servindo para um auto-conhecimento. “A academia é pensada como um todo”.

Assegurar a autonomia e experiência histórica, descartando qualquer modalidade de formação incompleta como bacharelado interdisciplinar (BI) ou em Grande Área (BGA) são critérios apontados para a adesão da UFCG. A carta também expressa que é preciso discutir as políticas de incorporação de créditos nas etapas da graduação, além de ressaltar o compromisso social com o fortalecimento dos programas de inclusão e assistência estudantil. “É preciso expandir, cuidando da retenção e da evasão”, disse a professora.

O próximo passo, após o encaminhamento da carta-consulta, será a elaboração de uma proposta de adesão.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 05/09/2007