Começa o II Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste
Abertura aconteceu nesta terça, no Centro de Extensão da UFCG

Teve início na noite desta terça, dia 4, o II Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste (SEPRONe 2007). O evento, que prossegue até esta quinta, 6, foi aberto pelo reitor Thompson Mariz. A solenidade, realizada no Centro de Extensão, contou com a participação do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Francisco Benevides Gadelha (Buega), que proferiu palestra sobre o tema A Indústria e o Desenvolvimento Sustentável.

Veja aqui a programação completa.

O simpósio, realizado pela Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção da UFCG em parceria com Centro de Tecnologia do Couro e Calçados Albano Franco (CTCC), do SENAI, está sendo realizado nas dependências da UFCG e do CTCC. As duas instituições mantêm convênio de cooperação há mais de 10 anos, que possibilita que parte das disciplinas do curso de Engenharia de Produção seja ministrada nas dependências do CTCC. Mais de 400 pessoas participam do evento.

Segundo seus organizadores, o SEPRONe foi idealizado para ser instrumento de interatividade no âmbito dos profissionais da Engenharia de Produção que atuam na região Nordeste, tendo sua primeira edição realizada no ano passado, em João Pessoa, sob responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFPB.

Os estudantes que participam da organização também estão impressionados com as proporções do simpósio, que apesar de ser de âmbito Norte/Nordeste, está recebendo inscrições de todo o Brasil. Balbina Raquel, estudante da Universidade Regional do Cariri (URCA), do Ceará, acredita que esse tipo de evento “é muito rico” e que além de trazer experiência, promove um intercâmbio maior entre estudantes e profissionais. Interessada na área de ergonomia - disciplina científica relacionada ao bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema, ela vai apresentar um projeto no encontro de iniciação científica, sobre as condições de trabalho dos motoristas de ônibus nas cidades do Crato, Juazeiro e Barbalha, no Ceará.

O aluno Diego Leão está cursando o primeiro semestre do curso na UFCG. Ele aproveitou sua experiência como organizador para conhecer ainda mais sobre o próprio curso. “Espero sair do simpósio direcionado na minha carreira”, disse.

Paralelamente ao SEPRONe, também está sendo realizado o IV Simpósio sobre Conforto, Eficiência e Segurança no Trabalho, originado do grupo de pesquisa sobre Conforto, Eficiência e Segurança no Trabalho (CESET), do Departamento de Engenharia de Produção da UFPB. O evento reúne estudantes, técnicos e professores do CESET e profissionais de empresas que têm interesse nas pesquisas desenvolvidas dentro de suas áreas de pesquisa.

Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção (também conhecida por Engenharia de Produção Industrial, Engenharia de Gestão Industrial ou Engenharia Industrial) dedica-se à concepção, melhoria e implementação de sistemas que envolvam pessoas, materiais, informações, equipamentos, energia e o meio ambiente. Ela é uma engenharia que está associada às engenharias tradicionais, porém, é mais abrangente e genérica, englobando um conjunto maior de conhecimentos e habilidades.

(Kennyo Alex e Paula Theotonio, estagiária – Ascom/UFCG)

Data: 04/09/2007