Número de escolas técnicas será duplicado no interior paraibano

Estudantes do ensino médio ganham várias opções de cursos técnicos com cinco novas escolas na Paraíba

O Ministério da Educação vai dobrar, até 2010, o número de escolas técnicas na Paraíba, que conta hoje com cinco instituições. Como prevê o Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, serão implantadas unidades nas cidades-pólo de Patos, Cabedelo, Monteiro, Picuí e Princesa Isabel.

As novas escolas funcionarão vinculadas ao Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) da Paraíba. Serão aproveitados os arranjos produtivos locais de cada região — caprinocultura e algodão (Patos); turismo, portuária e pesca (Cabedelo); caprinocultura e artes (Monteiro); agropecuária (Picuí); caprinocultura e serviços (Princesa Isabel).

A expansão da rede de educação profissional está prevista no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em abril pelo MEC. A proposta determina a construção de 150 escolas técnicas em todo o País. Os municípios que receberão as novas instituições foram definidos para atender localidades no interior do Brasil e periferias dos grandes centros urbanos. Também foram considerados os arranjos produtivos locais, de maneira a reduzir a saída dos alunos em direção às grandes cidades e aproveitar a infra-estrutura da região.

Para a implantação do plano na Paraíba e garantir a participação do estado e dos 223 municípios, o ministro da Educação, Fernando Haddad, visita João Pessoa nesta quarta-feira, dia 29.

(Flavia Nery – MEC)

Data: 30/08/2007