Inscrições abertas para intercâmbio de doutores

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) abre oportunidade para estudantes de doutorado de instituições brasileiras que queiram participar de intercâmbio na França. Até 31 de outubro, estão abertas as inscrições para o Programa Colégio Doutoral Franco-Brasileiro (CDFB), realizado em parceria com o Conselho de Presidentes de Universidades da França (CPU). O objetivo do programa é formar recursos humanos de alto nível nos dois países, nas diversas áreas do conhecimento.

Os estudantes brasileiros devem estar matriculados em cursos de doutorado avaliados pela Capes, com nota preferencialmente igual ou superior a 5. As universidades francesas devem ser consorciadas com a CPU. Os doutorandos deverão ter completado um total de créditos compatível com o programa de estudos e o projeto de pesquisa a ser desenvolvido na instituição de destino.

O programa concede bolsas de estudos na modalidade doutorado-sanduíche em regime de co-orientação ou co-tutela. No caso de co-tutela, o doutorando deverá permanecer na instituição de destino pelo período de 12 a 18 meses e poderá ter o reconhecimento oficial dos títulos conferidos nos dois países. No caso de co-orientação, a permanência do doutorando será de 12 meses, sem prorrogação. As atividades serão desenvolvidas sob a supervisão de um co-orientador, e não haverá garantia de reconhecimento pela França, do título obtido no Brasil.

Mensalidades

Os selecionados receberão passagens aéreas, mensalidades no valor de 1.100 euros, auxílio instalação e seguro saúde proporcionais. As candidaturas serão avaliadas, em uma primeira etapa, por consultores da Capes. Serão analisados pontos como o mérito científico, considerando histórico acadêmico e Currículo Lattes do candidato. A responsabilidade da segunda etapa da avaliação é do Comitê de Monitoramento do Programa CDBF, integrado por reitores de universidades brasileiras. As atividades na França terão início a partir de fevereiro de 2008. Para saber mais sobre o programa acesse o Edital.

(Fátima Schenini – Capes)

Data: 29/08/2007